Governo recua e mantém sociologia na grade curricular


10/04/2008 17:53

Compartilhar:


O governo Serra recuou diante da pressão popular e se comprometeu a incluir a disciplina de sociologia na grade curricular de cerca de 3.700 escolas estaduais de São Paulo a partir do próximo ano letivo. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 8/4, pela secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, durante audiência pública para assinar carta-compromisso com a proposta.

O retorno da sociologia ao currículo dos estudantes é uma determinação do Conselho Federal de Educação, que o governo Serra insistia em não acatar. Articulado com o Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, o deputado Simão Pedro (PT), sociólogo por formação, deu início a uma ampla luta que culminou com o recuo do governo Serra em relação à questão.

"A volta da sociologia representa a possibilidade de contribuir com a qualidade do ensino para os alunos terem visão de problemas sociais e poderem se tornar cidadãos críticos", afirmou Simão Pedro. A disciplina foi banida dos currículos durante a ditadura militar e substituída por matérias de cunho nacionalista e subserviente.

Durante audiência ficou acordado que: todas as escolas de ensino médio regular da rede pública do Estado terão assegurada a obrigatoriedade a partir de 2009, da disciplina de sociologia com pelo menos duas aulas em uma das séries; os professores titulares terão assegurados uma jornada semanal mínima em termos de recebimento salarial equivalente a 20 aulas na forma da legislação vigente; a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas passará a contar, em seu grupo de trabalho, com um professor especialista na disciplina de sociologia; a Secretaria de Educação apoiará no primeiro semestre de 2008 a realização de um seminário de caráter estadual, organizado em comum pela CENP/SEDUC e pelas entidades representativas que ocorrerá na USP; e que haverá concurso público em 2008 para provimento de cargos de professores de sociologia.

Participaram da audiência o presidente do sindicato, professor Lejeune Mato Grosso Xavier, o secretário da Educação de Taboão da Serra e membro do Conselho Nacional de Educação, autor da Rresolução nacional, César Callegari, e o deputado e sociólogo Mauro Bragato (PSDB).



spedro@al.sp.gov.br

alesp