Da Tribuna


05/08/2009 19:39

Compartilhar:


Propaganda



O deputado Rui Falcão (PT) comentou a entrevista que o governador José Serra concedeu ao apresentador Jô Soares, nesta terça-feira, 4/8. "Era para falar da Lei Antifumo, mas ele aproveitou para fazer propaganda." Falcão também falou sobre a recente aproximação do governador com a colônia nordestina e convidou os partidos da base de sustentação ao governo federal para formar um bloco contra o governo paulista. A ideia é escolher um candidato à sucessão do governo paulista, explicou o parlamentar. (LP)



DER



Davi Zaia (PPS) parabenizou o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER) que completou, em 2/7, 75 anos de serviços prestados. Zaia ressaltou a importância do órgão, que tem como objetivo administrar o sistema rodoviário estadual, sua integração com as rodovias municipais e federais e sua interação com os demais modos de transporte, e lembrou que a história da instituição está atrelada ao desenvolvimento econômico de São Paulo. O deputado também citou projeto de lei, aprovado pela Assembleia, que permite ao governo contrair empréstimos para ampliar as vicinais, beneficiando inúmeras cidades do Estado. (LP).



Mudanças



O deputado Pedro Tobias (PSDB) comentou a aproximação entre o presidente Lula, José Sarney, Fernando Collor e Renan Calheiros. "Há 40 anos, Lula era um sindicalista. É uma pena que ele mudou." Sobre o discurso de Rui Falcão, Pedro Tobias afirmou que o governo paulista não faz propaganda, "ele trabalha". O parlamentar comentou, ainda, o fato de o Partido dos Trabalhadores não ter um candidato a governo de São Paulo. "O PT quer trazer o Ciro Gomes para concorrer ao governo de São Paulo, mas o próximo governo continuará sendo do PSDB." Pedro Tobias sugeriu que seja feita uma comparação entre os governos federal e estadual. (LP)



Dia do Bombeiro



O 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Aldo Demarchi (DEM), fez uma reflexão sobre o que representa o trabalho dos bombeiros para a sociedade. Demarchi lembrou que em 2/7 foi comemorado o Dia do Bombeiro. "Uma forma de reconhecimento da atuação dos bombeiros, que não medem esforços e colocam a vida em primeiro plano." Citando o 1º sargento da PM Surian, do 16º Grupamento de Bombeiros de Rio Claro, o deputado informou que o sargento ingressou na corporação em 1982 e está prestes a se aposentar. (LP)



Democracia



Saudando a democracia, o deputado Fausto Figueira (PT) aceitou o desafio de seu colega Pedro Tobias de comparar os governos de Lula e José Serra. Para Figueira , a forma de governar de José Serra se assemelha a de Paulo Maluf, "que é fazer grandes obras". O parlamentar ainda teceu críticas ao prefeito Gilberto Kassab, que proibiu a circulação dos ônibus fretados na cidade. "Essa questão precisa ser revista", enfatizou. Ele considerou que essa proibição prejudica os trabalhadores, sobretudo da Baixada Santista. "É fundamental que a população veja a maneira de governar do prefeito." (LP)



Abono



Edson Ferrarini (PTB) comentou projeto que a prefeitura paulista enviou à câmara municipal concedendo abono aos policiais. O parlamentar considera a matéria importante, mas lembra que a medida deve ser estendida também às pensionistas e aposentados. "Investir em equipamentos é importante. Mas, investir no homem é essencial." Ferrarini informou que os aposentados e pensionistas recebem entre 40 e 50% menos que os policiais da ativa. Na sua opinião, em 15 ou 20 anos o prefeito Gilberto Kassab deve ocupar a Presidência da República. (LP)



Metalúrgicas fechando



Marcos Martins (PT) externou sua solidariedade com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, porque muitas empresas metalúrgicas daquele município, por conta da crise internacional, estão fechando e ocasionando desemprego. Outro registro feito por Martins foi a respeito dos contêineres que foram interditados no porto de Santos, com lixo cirúrgico e amianto, entre outros resíduos tóxicos. Martins considera um absurdo, já que existe lei no Estado de São Paulo que proíbe o amianto. "Cabe portanto às autoridades tomar providências e assim não colocar em risco a população do Estado de São Paulo", concluiu. (SM)



Em defesa dos servidores da justiça



José Bittencourt (PDT) lamentou que os servidores da justiça não foram ainda beneficiados por um plano de cargos e carreira, como já tiveram os funcionários do Executivo e do Legislativo. Os servidores da justiça, segundo Bittencourt, estão sendo preteridos há muito tempo. Ele disse que há na Casa vários projetos de lei de interesse dos servidores da justiça para serem votados e lembrou que o projeto de aumento dos subsídios foi aprovado recentemente. Para finalizar, o parlamentar considera o que o papel do Ministério Público é fundamental, pois é o seu papel fiscalizar e defender o interesse de toda a sociedade. (SM)



Crise de representação



Simão Pedro (PT) afirmou que as crises servem como uma oportunidade importante para superação e para os países aprimorarem políticas públicas para proteger a sua economia e, principalmente, os trabalhadores. "E isso é o que Lula fez", disse. Sobre a crise do Senado, Pedro considera tratar-se de uma crise dos parlamentos de maneira geral, não só no Brasil, mas em todo o mundo, "uma crise de representação". Simão disse que não defende o fechamento do Senado, mas uma mudança substancial de seu papel para fortalecer a democracia e a verdadeira representação popular. (SM)



Programa permanente de arborização



Jonas Donizette (PSB) fez um destaque especial sobre a importância das áreas arborizadas e, inclusive apresentou o Projeto de Lei 182/08, que trata do programa permanente de arborização. O parlamentar informou que existe um fundo chamado Fecop, Fundo de Combate à Poluição. Segundo o parlamentar, o seu projeto tem por objetivo aproximar as cidades do Estado de São Paulo do índice estabelecido pela ONU, de 12 metros quadrados de área verde por habitante. "A vegetação é muito importante para o equilíbrio do meio ambiente" destacou. Ele agradeceu o apoio de todos os parlamentares ao seu projeto, já sancionado pelo governador. (SM)



De que modo



O deputado Marcos Martins (PT) declarou que encaminharia ofício ao governador José Serra pedindo informações sobre de que modo têm sido feitas as fiscalizações para cumprir a Lei 12.684/07, de sua autoria, que proíbe o amianto no Estado São Paulo. "De que modo o governador tem cumprido o estabelecido na lei que define a proibição de compra e instalação de materiais que contenham amianto? De que modo o governo vem cumprido a lei no sentido condicionar a expedição de alvará de funcionamento apenas a estabelecimentos que assinem termo se compromentendo a não utilizar esse produto cancerígeno em suas dependências?" (BA)



Reivindicações dos servidores da Justiça



O deputado José Bittencourt (PDT) leu pauta de reivindicações da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, por ele defendida. De acordo com o documento, os servidores solicitam reposição salarial de 14,69%, valor baseado nos índices do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); aprovação de plano de cargos e carreiras mantendo regime especial dos oficiais de justiça; realização de concurso público e nomeação dos aprovados, já que há defasagem no quadro de servidores da Justiça, e reajuste dos valores dos auxílios transporte, alimentação e saúde, dentre outras reivindicações. (BA)



Tolerância zero



"Nos últimos meses, a cidade de São Paulo teve um aumento de 50% dos casos de latrocínio", declarou o deputado Edson Ferrarini (PTB). Segundo o parlamentar, é necessário que se estabeleça em todo o Estado de São Paulo o que foi adotado no município de Assis, ou seja, o programa Tolerância Zero. "Por que as pessoas assaltam? Porque o crime compensa. Se são condenados, os criminosos cumprem apenas um sexto da pena. Por isso sou favorável à mudança no Código Penal". O deputado falou ainda sobre sua luta em favor da polícia militar, como a reivindicação para que quando se tornem inativos não percam 40% de seu salário. (BA)



Abono aqui, migalha acolá



A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) parabenizou o deputado Bittencourt pela sua defesa dos servidores do Judiciário. Declarou que existe na Assembleia há muitos anos um projeto de revisão do plano de cargos e salários para os servidores do Judiciário, mas que nunca é pautado. "Falta política salarial para todos as carreiras do serviço público. O governo não respeita a data-base das categorias e Serra trabalha sempre com factóides " abono aqui, migalha acolá", disse. A parlamentar ainda convidou a todos, deputados e funcionários, para participar de sessão solene, na próxima sexta-feira, 10/08, em homenagem ao Dia do Funcionário da Educação. (BA)

alesp