Esporte como potencial educativo

Seminário Esporte, AtividadeFísica e Saúde
12/04/2011 19:05

Compartilhar:


A palestra feita pelo professor Walter Roberto Correia destacou as atividades físicas e esportivas realizadas nas escolas e sobre a educação corporal. Ele criticou a ausência de esporte nas redes de ensino e colocou a educação física como apenas uma "inspiração ao fenômeno esportivo".

Para Correia, as escolas se apropriam do esporte a fim de configurá-lo e usá-lo como um potencial educativo, por isso defendeu a necessidade de uma revitalização, e questionou qual o sentido da educação física na grade curricular. "Podíamos começar a reconfiguração pela própria nomenclatura. Não podemos, em pleno século 21, educar fisicamente as pessoas, soa como um adestramento, esse nome tem que ser atualizado perante a sociedade contemporânea", justificou.

Correia defendeu a autonomia para as escolas escolherem o esporte deve fazer parte de seu projeto pedagógico, e ressaltou que o debate público em torno dessa situação torna-se cada vez mais difícil, à medida que razões pessoais são colocadas em cima das causas públicas.

alesp