Deputado propõe inclusão de nova disciplina escolar


12/11/2007 16:43

Compartilhar:


O deputado Aldo Demarchi (DEM) apresentou à Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 1.311/2007, que dispõe sobre a inclusão da disciplina Estado, Cidadania e Ética na grade curricular do ensino médio das redes pública e privada.

A nova disciplina deverá versar, no que diz respeito ao Estado, sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, seus membros, competências e atribuições; as competências municipais, estaduais e federais e sobre os patrimônios natural e cultural, sua preservação e sustentabilidade.

Quanto à cidadania, deverá abordar os direitos fundamentais, constitucionais e legais dos cidadãos e os deveres atribuídos ao Poder Público e aos cidadãos. No que diz respeito à ética, tratará sobre a ética na política, nas comunicações e em relação ao meio ambiente.

"Os órgãos de comunicação de massa no Brasil questionam com freqüência as atividades dos órgãos públicos e seus dirigentes. É imprescindível que os jovens, que se tornarão eleitores no futuro, saibam escolher bem seus representantes políticos, e tenham conhecimento das atribuições e competências de cada órgão público."

Demarchi salientou também a importância de se abordar o tema ética ambiental e discutir problemas como o aquecimento global e o comportamento e colaboração dos cidadãos em prol da sustentabilidade.

"A escola é o lugar apropriado para a transmissão de conhecimentos e a conseqüente formação crítica. Atualmente, falta uma disciplina que se ocupe exclusivamente de educar os alunos quanto ao funcionamento do Estado, da cidadania e da ética", concluiu Demarchi.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp