Assembléia divulga lista dos estudantes classificados para o Parlamento Jovem 2006


31/10/2006 17:41

Compartilhar:

 


A comissão especial instituída para avaliar os projetos de lei apresentados por estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) divulgou nesta terça-feira, 31/10, a lista dos 94 selecionados para a edição de 2006 do Parlamento Jovem, que acontece no dia 24/11. Neste ano, foram apresentados 329 trabalhos.

O Parlamento Jovem consiste numa sessão plenária especial da Assembléia Legislativa em que os deputados cedem seus lugares para que jovens estudantes apresentem seus projetos. De modo semelhante ao que ocorre com os parlamentares, os 94 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem apresentam suas propostas para votação, obedecendo às normas fixadas pelo Regimento Interno do Parlamento Jovem Paulista.

Os projetos foram organizados em 12 partidos temáticos, conforme o assunto abordado. Neste ano, o partido com maior número de propostas foi o da Educação (110), seguido pelos partidos da Natureza (54) e da Saúde (42).

Os inscritos por escolas públicas (217) são quase o dobro dos inscritos por escolas particulares (112). As mulheres também são maioria, com 186 inscritas. Os homens somam 143.

Em relação à edição de 2005, a atual tem uma proporção maior de estudantes inscritos do interior em relação à capital.

Entre os alunos selecionados para a edição do PJ 2006, há apenas um caso de reeleição.

Os projetos de lei apresentados pelos candidatos são avaliados de acordo com critérios relativos aos seguintes aspectos: formato; pertinência em relação ao tema do partido; exeqüibilidade; correção gramatical; concisão; clareza; e originalidade.

Voltar
alesp