Deputada descerrará placa comemorativa na inauguração da sede própria da Transpática

Entidade é precursora na luta em defesa dos direitos dos transplantados de fígado e portadores de doenças hepáticas
21/11/2005 12:15

Compartilhar:


Reconhecida como benemérita da Transpática " Associação Brasileira de Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas " a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) descerrará a placa comemorativa da inauguração da sede própria da entidade, nesta sexta-feira, às 18 horas, na Rua Marconi, 34, cj. 42, São Paulo, Capital. Fundada em julho de 1999, a Transpática consolidou-se como referência nacional na luta em defesa dos direitos dos transplantados de fígado e portadores de doenças hepáticas.

"Estou muito honrada com o convite e bastante feliz. A sede própria é uma conquista que demonstra a seriedade, os compromissos e o esforço da Transpática para ter uma atuação cada vez mais efetiva. É um fato para ser comemorado de forma especial", afirma a parlamentar. Segundo acrescenta, "é bastante gratificante ser parceira de uma entidade séria e firme, que tem contribuído para a formulação de políticas nacionais e para assegurar avanços nas questões que trata".

A deputada lembra que sua primeira luta ao lado da Transpática é marcante por ter sido vitoriosa. "Eu reivindicava a distribuição gratuita do medicamento Ribavirina aos portadores de Hepatite C, sem saber que o mesmo objetivo mobilizava a Transpática", explica. A divulgação de um pronunciamento da parlamentar no Diário Oficial do Poder Legislativo, reivindicando o remédio, chamou a atenção da Transpática. "A entidade procurou-me e estreitamos nossa atuação. Isto foi há cerca de seis anos. Desde então, sou testemunha da qualidade e da eficiência do trabalho da Transpática e do entusiasmo e seriedade de todos os seus voluntários".



RECONHECIMENTO

No convite que enviou à deputada Prandi, o presidente Sidnei Moura Nehme afirma que a Transpática tem profunda consideração pela pessoas que, direta ou indiretamente, vêm contribuindo para o seu fortalecimento como entidade social. "Vossa Excelência é uma dessas pessoas, nossa parceira sempre que precisamos e uma constante defensora das nossas atividades e do nosso empenho".

A deputada Prandi é a autora da Lei Estadual 11.968, de 10 de junho de 2005, pela qual a Transpática foi declarada entidade de Utilidade Pública Estadual. A parlamentar é também autora de dois outros projetos de lei que tratam de questões que fazem parte das lutas da Transpática: o PL 933/03 que proíbe qualquer forma de discriminação aos portadores de Hepatites Virais e o PL 710/04 que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos.

A entidade é também responsável por constante auditagem da qualidade dos serviços médicos alocados à disposição dos transplantados de fígado e portadores de doenças hepáticas, com ênfase às hepatites. Tem, ainda, ação direta na análise dos números estatísticos relativos a transplantes hepáticos, assim como desenvolve constantes campanhas para incentivar a doação de órgãos e conscientizar a população quanto à importância de realizar exames para detecção de doenças hepáticas.

A Transpática é membro do Fórum de Patologia do Estado de São Paulo e integra a Comissão de Ética para Análise de Projetos e Pesquisas e a Comissão de Farmácia da Faculdade de Medicina da USP, entre outros créditos e reconhecimentos. Para saber mais, a deputada Prandi indica o endereço eletrônico www.transpatica.gov.br.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp