Arte, cultura e escola de política ocupam o Palácio 9 de Julho

Retrospectiva 2004
14/01/2005 16:55

Compartilhar:


Da Redação

Com crescente número de obras, o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa faz do Palácio 9 de Julho um museu de arte e ponto de atração cultural na capital paulista. São pinturas, esculturas, gravuras e fotografias, entre outras, doadas pelos próprios artistas e por instituições públicas ou particulares, expostas nas diversas dependências da sede do Legisltativo.

Coordenado pelo historiador, jornalista, crítico de arte e diplomata Emanuel von Lauenstein Massarani - superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa -, o Acervo Artístico conta com mais de 700 obras, número bem maior que as 71 que o integravam quando de sua inauguração, em 2002.

Entre as exposições organizadas pelo Acervo Artístico no segundo semestre de 2004 estão "Crianças brasileiras", com 14 trabalhos do jovem artista Luís Matos; e a mostra de Hajime Higaki (1908-1998), pintor influente na comunidade nipônica de São Paulo e participante da primeira edição da Bienal de Arte de São Paulo, em 1951. "Higaki é o poeta da natureza, das coisas bonitas, das coisas verdadeiras. É o poeta que canta com as cores", avaliou Massarani.

Acervo Histórico

Em agosto, a Divisão de Acervo Histórico tornou disponível na página da Assembléia Legislativa, para pesquisa online, seu banco de dados do período imperial brasileiro. São cerca de 250 mil páginas, em mais de 25 mil documentos, abrangendo desde a criação da Assembléia Provincial de São Paulo (1835) até a extinção da monarquia (1889). Para fazer a pesquisa - por assunto, local, data ou tipo de documento - basta entrar no site www.al.sp.gov.br e, através do link "Conheça a Assembléia", chegar ao setor do Acervo Histórico e à seção Banco de Dados - Império.

A vida de Prudente de Moraes (1841-1902) - primeiro presidente civil e eleito da República brasileira -, desde seu nascimento em Itu até sua saída da Presidência e a morte em Piracicaba, foi registrada na exposição "Prudente de Moraes: Deputado Paulista - Republicano", organizada pela Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa e aberta ao público em outubro.

Resultado de pesquisa realizada em diversos museus e no próprio acervo do Parlamento paulista, a mostra reuniu manuscritos, documentos originais, painéis fotográficos, charges e notícias que registram a vida política de Prudente de Moraes. Organizada em blocos cronológicos, ali foram apresentadas sua formação acadêmica e atuação parlamentar. Foi dado destaque ao período em que exerceu mandato na Assembléia Provincial de São Paulo - primeiro como membro do Partido Liberal (1868/69) e depois representando o Partido Republicano de São Paulo (1878/79, 1882/83 e 1888/89) -, onde debateu temas como o fim da escravidão, educação e saúde públicas.

Quem perdeu a oportunidade de ver a mostra no Hall Monumental pode visitar a exposição virtual no site da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br/index3.htm), na parte dedicada ao Acervo Histórico.

Simultaneamente à exposição, o Acervo Histórico lançou o livro Prudente de Moraes, parlamentar da província de São Paulo (1868-1889). Na área de publicações, a divisão lançou também, em dezembro, o segundo número de sua revista, que aborda, entre outros temas, o voto feminino.

Instituto do Legislativo Paulista

Um dos principais eventos realizados na Assembléia Legislativa, no segundo semestre do ano passado, o curso-piloto do Projeto Escola de Política, Cidadania e Governo, promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

O curso teve início em agosto e, até sua conclusão, em dezembro, realizou cerca de 40 palestras com especialistas de universidades, como a USP, Unesp e Unicamp, em que foram debatidas políticas públicas para as áreas de educação, segurança, saneamento e habitação, entre outras.

Sem pré-requisitos de escolaridade, o curso procurou atender à demanda não contemplada pela pós-graduação promovida pelo ILP, iniciada em 2003. A palestra inaugural do projeto foi proferida pelo diretor do instituto, Maurílio Maldonado.

Entre outras atividades promovidas pelo ILP no segundo semestre de 2004, está o seminário Portais de Governo na Internet (em julho), com o objetivo de promover a troca de experiências sobre a importância e os desafios, para os órgãos públicos, de construir um portal na rede mundial de computadores.

alesp