Da Tribuna


16/06/2009 19:41

Compartilhar:


Importância da Educação

O deputado Vicente Cândido (PT), diante da manifestação dos professores que lotavam o plenário, solidarizou-se com a categoria e comprometeu-se a melhorar e votar os PLCs 19 e 20, de autoria do governador. Para Cândido é necessário que o governo atente para o quanto o Estado deve aos professores. Afirmou ainda que o secretário da Educação, Paulo Renato, que já foi secretário e ministro, se nada fez então para mudar, não é agora que vai fazer alguma coisa. (MA)



Visitando escolas

Na opinião do deputado Carlinhos Almeida (PT), cada deputado da Casa deveria visitar, no mínimo, cinco ou seis escolas: isso seria suficiente para que entendessem a real situação da educação e dos educadores. Essa visita traria para cada um a visão clara dos salários, da estrutura física deficiente, da violência e o resultado dos vários "pacotes" que a cada governo são jogados sobre os professores. Na visão de Carlinhos, os PLCs 19 e 20 devem ter a discussão aprofundada, porque não existe nada mais importante do que uma educação boa e eficiente para o ser humano. (MA)



Autor errado

Milton Flávio (PSDB) desmentiu que o sistema de progressão continuada tenha sido criado pelo PSDB, afirmando que o método foi criado pelo educador Paulo Freire, com quem estudou na época, quando se viu também perseguido pela ditadura. A respeito dos PLCs 19 e 20, o deputado disse ser favorável à avaliação, porque, em qualquer curso, se a pessoa não conseguir nota mínima no processo de avaliação, não está habilitada a exercer a profissão, como já acontece com advogados e médicos. Milton Flávio diz que com dos cursos de formação oferecidos pelo Estado, a educação vai passar a atender as exigências dos pais e alunos. (MA)

alesp