Albergues da Juventude: Assembleia derruba veto de Serra


30/11/2009 10:48

Compartilhar:


Os deputados estaduais derrubaram, na sessão de quarta-feira, 25/11, o veto do governador José Serra ao Projeto de Lei 472/2004, de autoria do deputado Donisete Braga (PT), que institui o programa Escola Albergue " Turismo Estudantil.

O texto, que havia sido aprovado e vetado em 2005, estabelece que em cada uma das 67 cidades paulistas classificadas por lei como estância (balneária, climática, hidromineral e turística) uma escola estadual deve ser transformada em albergue da juventude durante as férias.

"É uma idéia simples, fácil de organizar e que vai proporcionar turismo barato para nossos jovens. Eles esperam essa atitude, esse incentivo do poder público. Estou feliz com a derrubada deste veto", disse o autor do projeto. Ele explicou que o objetivo do projeto é receber estudantes de escolas públicas interessados no lazer, cultura e atrações turísticas das estâncias. A iniciativa é aberta a todos os brasileiros matriculados no ensino fundamental, médio ou superior. No entanto, a prioridade é para os jovens formandos, em qualquer nível, da rede estadual de ensino.

Para viabilizar o programa o Estado deverá celebrar convênio com as prefeituras das estâncias e poderá utilizar recursos do Fundo de Melhoria das Estâncias, que, por lei, são destinados a essas cidades.

Entre as razões do veto, na época, o governador alegou a existência dos programas Caravanas do Conhecimento " Interior na Praia e Caravanas do Conhecimento " Redescobrindo o Interior, que acontece nos meses de janeiro e julho de cada ano. Segundo o governador, os programas são destinados a alunos de 9 a 11 anos da rede oficial de ensino, com estada de uma semana em cidades do litoral ou do interior do Estado."Trata-se de programas distintos e com objetivos diferentes. Distintos porque o do governo beneficia crianças de uma faixa etária reduzida, enquanto o meu é para um público bem mais amplo. Diferente porque minha iniciativa visa também valorizar nossas estâncias, que dispõem de infraestrutura e serviços", justificou o deputado. "Os estudantes do Brasil poderão desfrutar de parques e estações ecológicas, construções e monumentos históricos, museus, praias, represas, ilhas, cachoeiras, além da prática de esportes náuticos e radicais oferecidos por estas cidades", acrescentou.



dpbraga@al.sp.gov. br

alesp