Da Tribuna


04/12/2009 16:56

Compartilhar:


Nuvem negra



Olimpio Gomes (PDT) lembrou aos policiais militares e civis que faltam apenas duas sessões para a votação do Orçamento, e não mais é possível destinar verba para incorporação dos adicionais e realizar a paridade almejada. Gomes afirmou que "de novo o governo empurrou com a barriga e faltou com a palavra dada. Perdemos a batalha mas não a guerra". Ainda comentou que dentro de 120 dias Serra deverá deixar o governo e assim a "nuvem negra passará". (MA)



Impeachment



Carlos Giannazi (PSOL) informou que o seu partido entrou com pedido de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de seu vice, Paulo Otávio. Para Giannazi, o que está acontecendo é a volta do mensalão. Afirmou também que a corrupção virou pandemia e está presente em todas as camadas políticas de vários Estados e também no Poder Judiciário. ( MA)



Imagens da verdade



Adriano Diogo (PT) exibiu vídeo de uma reportagem da rede de televisão Record, feita com câmara oculta no atendimento de urgência do Hospital São Mateus, gerido pelo Estado. As cenas mostram pessoas aguardando por mais de três horas atendimento de urgência, e destacam a indignação da funcionária ao dizer que não há médico. O único médico presente no hospital desabafou contra esse estado precário, afirmando que só existem dois médicos clínicos no hospital. "Mostro o vídeo para não ser chamado de mentiroso", afirmou o deputado. (MA)



Abandono



Convidado a entrevistar uma personalidade na TV Alesp, o deputado Olimpio Gomes (PDT) trouxe para participar do programa o capitão da reserva Sérgio Ricardo Mandadore, que foi baleado em serviço. O capitão, que está tetraplégico, enfrenta as mesmas dificuldades de outros colegas policiais aposentados e pensionistas: não recebe o Adicional de Local de Exercício (ALE), gratificação concedida apenas aos policiais da ativa. "Essa situação é vergonhosa", salientou o deputado. (LP)



Exemplo



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) solidarizou-se com o capitão Mandadore e manifestou indignação com o Poder Público pela situação de abandono dos servidores estaduais. "É deplorável que isso esteja acontecendo." Assim como Gomes, Carlos Giannazi apelou para o governo estadual pelo reparo dessa situação. Giannazi também elogiou a exibição do vídeo trazido pelo deputado Adriano Diogo sobre as condições do sistema público de saúde no Estado. (LP)



Universidade federal na zona leste



Simão Pedro (PT) participou nesta sexta-feira, 4/12, em Guaianazes, de um evento em prol da implantação de uma universidade federal na zona leste da capital. Na presença de representantes da comunidade, parlamentares e demais autoridades, Simão Pedro informou que foram oferecidos três locais para a instalação do campus: um hospital desativado e duas fábricas abandonadas. "O campus vai atrair empresas para a zona Leste, que hoje é uma região dormitório." (LP)



Universidade federal na zona sul



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou sua alegria pela construção de uma nova universidade federal na zona sul da capital, ao lado do terminal de ônibus de Santo Amaro com Parelheiros. Para Giannazi isso ainda é pouco diante da carência educacional existente no Estado, mas disse que é necessário continuar a pressionar o Poder Público, que tem a obrigação de atender a demanda de ensino superior. Citou matéria do Jornal O Estado de S.Paulo que revela que 85% do jovens estão sem frequentar a universidade. "Cabe a nós parlamentares exigir a construção de mais universidades públicas de qualidade", finalizou. (SM)



Solidariedade



Simão Pedro (PT) disse estar solidário com as famílias que estão sofrendo pelas fortes chuvas em São Paulo, que perderam seus entes queridos e seus pertences. Para o parlamentar, não se deve culpar ninguém diretamente pela tragédia, mas compete ao Estado, conforme determina a Constituição Federal, garantir segurança a todos os cidadãos. Segundo Simão Pedro, cabe aos políticos, que representam o povo, exigir das autoridades mais investimentos na infraestrutura dos municípios para evitar alagamentos e inundações, concluiu. (SM)

alesp