Solidariedade aos trabalhadores da Sabesp


18/06/2010 16:39

Compartilhar:


Fausto Figueira (PT) manifestou apoio aos trabalhadores da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, que desde 2/6 se mantêm em estado de greve, já que a direção da empresa não negocia a reposição salarial da categoria, que tem data-base em maio.

"Ao usar de subterfúgios nas negociações do acordo coletivo de trabalho, a direção da Sabesp mostra desprezo a uma classe profissional detentora de imenso valor na preservação da qualidade de vida da população, que é o trabalhador em saneamento ambiental", disse Figueira.

Ao mesmo tempo em que não aceita qualquer alternativa à sua proposta de reposição de 5,05% (índice da Fipe, um dos menores utilizados para base de cálculo), a Sabesp bate recorde em lucratividade. Em 2009, o lucro líquido foi de quase R$ 1,4 bilhão.

Para o deputado, o "descaso à lei estende-se ao pagamento da participação nos lucros e resultados de 2010, à medida em que impõe metas unilateralmente, confrontando a determinação legal que é clara quanto à necessidade de negociação entre a empresa e representantes dos empregados, no caso, o Sindicato dos Urbanitários".

"Ironicamente", afirmou o deputado, "a direção da empresa parabenizou os trabalhadores da Baixada Santista por terem alcançado 100% das metas estabelecidas para a região, mas pagou apenas 73% do valor devido a título de participação nos lucros, alegando não terem alcançado o índice de satisfação do cliente. Uma postura arrogante, autoritária, de desprezo à classe trabalhadora. Enquanto nega direitos aos responsáveis pela construção de sua riqueza, desperdiça milhares de reais em propaganda e publicidade."



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp