Assembléia cria a "Brigada do Apagão"


15/05/2001 18:59

Compartilhar:


Disposta a reduzir a curto prazo o consumo de energia elétrica, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa decidiu criar a sua "Brigada do Apagão". A brigada será formada por servidores que terão a missão de identificar pontos de desperdício de energia no prédio e nos três anexos - garagem, gráfica e creche - durante o expediente de trabalho. "Vamos trabalhar para evitar os excessos", informou o presidente Walter Feldman ao anunciar a medida administrativa.

A Brigada do Apagão é ligada à Comissão de Planejamento, Auditoria Interna e Economicidade, constituída em 18 de abril pela Mesa Diretora com a finalidade de reduzir os gastos do Legislativo. A equipe será integrada por 60 pessoas (funcionários e estagiários). Após identificar os locais de desperdício, cada membro da brigada vai comunicar o Departamento de Serviços Gerais para que faça o trabalho.

Com a agravamento da crise de energia, a comissão iniciou uma campanha de conscientização interna. Ela determinou: o desligamento de luzes e aparelhos eletrônicos no final do expediente, a troca de interruptores a fim de permitir o funcionamento parcial de lâmpadas nos gabinetes, proibiu o uso de luz artificial em locais com luz natural durante o dia e desligou cinco dos 11 elevadores que operam no prédio.

A Assembléia está negociando também com a Eletropaulo a troca de luminárias e assinou um convênio com a USP para que elabore um projeto para reduzir o consumo de energia, água e material de consumo. O deputado Milton Flávio (PSDB) sugeriu a criação de um disque-denúncia, em que Assembléia receberia denúncias da população de desperdício de energia.

alesp