África terá Semana Especial em São Paulo


21/05/2004 19:01

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

O reconhecimento devido aos povos africanos pela contribuição na formação étnica, cultural e histórica da sociedade brasileira será celebrado com uma série de eventos que marcam a Semana de Solidariedade aos Povos Africanos, proposta pelo deputado Sebastião Arcanjo (PT) e que acontece de 23 a 27 de maio, na Assembléia Legislativa.

A Semana faz parte das comemorações do Dia da Libertação da África, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. No Estado de São Paulo, a Semana de Solidariedade foi instituída pela Lei 11.549/03, de autoria do deputado Sebastião Arcanjo, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial.

O evento será realizado numa parceira entre movimentos negros, Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, Instituto Cultural Babá Toloji e Fórum África.

Nesta segunda-feira, 24/5, a partir das 20h, acontecerá sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek, com a presença do cônsul da República Federativa de Guiné Bissau, Tcherno N'Djai, e apresentações culturais da Casa de Cultura Tainá.

No dia 25/5, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, representantes do governo estadual e do Ministério de Relações Exteriores reúnem-se para um ato comemorativo pelo Dia da África, no Auditório Teotônio Vilela. A programação segue com a abertura da exposição de esculturas africanas do Instituto Cultural Babá Toloji, maior acervo da América Latina.

No espaço Heróis de 32, da Assembléia Legislativa, haverá ainda feira de livros com abordagem africana, palestras e apresentação da orquestra do Projeto Guri.

Geopolítica

A realidade africana frente às questões geopolíticas será tema do debate do dia 26/5, no Auditório Teotônio Vilela, às 19h, com participação do professor José Maria Pereira, da Universidade Cândido Mendes, e do professor Kabengele Munanga, antropólogo da USP.

A Semana encerra-se no dia 27/5, às 19h, com o debate Potencialidades Econômicas entre Brasil e África, no Auditório Teotônio Vilela. Participam Nelson Oliveira, diretor das Linhas Aéreas da África Sul no Brasil, Agnaldo Rocha, cônsul de Cabo Verde, Luís Felipe Galiano, embaixador de Angola, José Barbosa, representante da Petrobrás, Osvaldo Nascimento, gerente da Cluster IBM Brasil, deputado Nivaldo Santana (PCdoB) e Mário Nelson Carvalho, diretor-presidente da Construtora Gomes Carvalho.

tiaopt@uol.com.br

alesp