Assembleia Popular


05/06/2009 10:04

Compartilhar:


Frente fria

Carlos Henrique Cardoso Aquino, do Conselho de Monitoramento da População de Rua, qualificou a gestão de Alda Marco Antonio à frente da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo como irresponsável, por não respeitar a lei 12.316, a qual determina que, em caso de frente fria, a Defesa Civil seja acionada e haja abrigo emergencial para a população de rua.



Cara de anjo

O secretário de Educação do Município de São Paulo foi objeto das críticas de Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos. Ela afirmou que "o poder endireita a esquerda", pois até os vereadores da esquerda apoiam o projeto de lei 69, de autoria do secretário, que criará uma lista dos "alunos malditos" nas escolas públicas, aqueles que promovem o bullying (atos de violência física ou psicológica).



Antes do tempo

Segundo Rodolpho Barbosa, da União da Juventude Paulista, vereadores da região de Vila Formosa afirmaram que o bairro não precisa de metrô, porque é uma região rica. Ele comentou também o índice de 81% de aprovação do governo Lula e a antecipação da campanha eleitoral para a Presidência da República, que gasta muito dinheiro em propaganda.



Massa

Merice Andrade de Quadros, representante da organização não governamental Embu-Guaçu em Ação, criticou a deficiência dos transportes públicos em sua região. Ela destacou que a 2ª Conferência de Inclusão Racial, em Osasco, aprovou a proposta de tarifa zero para o transporte. "Defendo o transporte de massa. O sistema financeiro tem o dever de bancar para o pobre ter o direito de ir e vir."



Lancellotti e Paranapiacaba

Após criticar o vereador Ítalo Cardoso por sua posição em relação aos incidentes envolvendo o padre Júlio Lancellotti, o representante da população de rua e de albergues José Gomes Pinheiro mostrou-se animado com a possibilidade de emancipação política do Distrito de Paranapiacaba.



Imoral e insensível

Depois de agradecer aos deputados Simão Pedro e Enio Tatto pela oportunidade dada à população com a criação da Assembleia Popular, a delegada de polícia aposentada Maria Limas Matos, do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, manifestou repúdio ao governo Serra, que qualificou de imoral e insensível com a questão da segurança pública.



Governo hipócrita

Em meio a críticas ao governo Serra, que chamou de hipócrita, Silvio Luiz Del Giudice, líder de moradores do Jardim Tremembé, mostrou preocupação com as próximas eleições, em face da apatia que vê no eleitorado.



Falta de assistência

Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, relatou acidente no Recanto Campo Belo, onde mora, em que uma senhora de 82 anos teve a cabeça esmagada por um caminhão de lixo. O orador criticou a falta de assistência à vítima. Referiu-se, também, à lei da Billings e pediu aos deputados que a compensação ambiental seja feita pelo poder público e não pelos moradores que lá residem há mais de 30 anos.



Imprensa parcial

José Roberto Alves da Silva, do Movimento de Olho na Escola Pública, criticou a grande imprensa por ter deixado de noticiar os problemas de São Paulo e ter ido maciçamente para o Rio de Janeiro "constranger" os familiares das vítimas do acidente do avião da

Air France. Criticou também o governador José Serra por não terminar os mandatos e por ser "desarticulador" de outros partidos.





Perseguições bem-vindas

Ricardo Monteiro Souza, o Mandella, da ABAM e Diga Brasil Movimento Negro, falou sobre o canal de televisão 21, em que há programação evangélica 24 horas por dia. Afirmou que trabalha pelos menos favorecidos e que as perseguições e humilhações que sofre servem para seu desenvolvimento e crescimento.





Teatro da dança

Protestando pela forma como foram escolhidos os arquitetos europeus que projetarão o Teatro da Dança, a ser construído pelo Estado de São Paulo, Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social e Recreativo Sudeste, disse que José Serra agiu de forma "ilegal, abusiva e ditatorial". Segundo Mauro, o Estado pagará 25 milhões de reais para os arquitetos, "cerca de 2% de toda a obra. Ele convocou as faculdades de arquitetura a se manifestarem sobre o assunto.



Agradecimentos

Após declarar que sua luta é em defesa das pessoas com deficiência, Marcelo Francisco Vilas, da Defectologia, tecnologia para pessoas com deficiência, frisou que sua atuação não se restringe aos deficientes físicos. Ele afirmou que a ONU homologou o termo "pessoas com deficiência", sendo que o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) o ratificou. Marcelo também aproveitou a tribuna para agradecer apoios de setores da Assembleia: citou a atuação de Maria Helena, funcionária do Departamento de Informática, que produziu, segundo ele, "a maior e melhor coletânea de leis para pessoas com deficiência"; elogiou o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), por lhe permitir participar de vários cursos; e agradeceu também à Divisão de Imprensa e ao Departamento de Comissões.



Sacrifício da juventude

Walter Silva Leite, ex-presidente do CREI-IMESP, após lembrar a luta dos jovens brasileiros nos campos de batalha na Segunda Grande Guerra e dos idealistas que combateram a ditadura no Brasil na década de 1960, questionou se valeu a pena tanto sacrifício. Leite afirmou que o Congresso Nacional "deixa a desejar". Ele se baseou em casos de escândalos e corrupção citados pela imprensa.

alesp