Fechamento de frigorífico JBS em Presidente Epitácio


08/09/2011 17:34

Compartilhar:


No dia 6/9, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), presidida por Mauro Bragato (PSDB), discutiu o fechamento da unidade do Frigorífico JBS, no município de Presidente Epitácio. Itamar Borges (PMDB), que é coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal na Assembleia Legislativa, demonstrou sua preocupação com o fechamento do frigorífico. "A medida acarretará sérias e graves consequências socioeconômicas para a região. Esse é mais um caso em que o Estado de São Paulo perde uma batalha para a guerra fiscal. Precisamos combater essa prática abusiva que está levando as nossas empresas, os nossos empregos e a renda para outros Estados que oferecem mais vantagens e melhores incentivos fiscais" disse o deputado.

Estiveram presentes também na reunião o prefeito de Presidente Epitácio, José Antonio Furlan, o presidente da Câmara de Presidente Epitácio, José Carlos Botelho Tedesco, e o coordenador da CAT da Secretaria Estadual da Fazenda, José Clovis Cabrera, além dos deputados Ana Perugini, Simão Pedro, ambos do PT, Regina Gonçalves (PV), Vitor Sapienza (PPS), Ed Thomas (PSB), Carlão Pignatari (PSDB), Reinaldo Alguz (PV), Olimpio Gomes (PV), Samuel Moreira, Orlando Morando, ambos do PSDB, e José Candido (PT).

O Frigorífico JBS começou a desativar a unidade de Presidente Epitácio, no extremo Oeste paulista e vai se transferir para Campo Grande e Naviraí (MS). Novas demissões estão previstas atingindo todos os funcionários. A guerra fiscal entre os Estados é o principal motivo do fechamento.

A administração municipal de Presidente Epitácio está preocupada com as demissões de 1,2 mil funcionários da JBS, já que muitos deles não vão querer se transferir para Mato Grosso.

O prefeito Furlan disse que a cidade e a região sofreram uma tragédia. "Enquanto não for resolvida a questão da guerra fiscal, não virão empresas novas para a região e as que já existem irão embora. É necessário criar um sistema legal que proteja as cidades que estão nas fronteiras com outros Estados".

"Precisamos levantar a voz contra esse problema, que está sufocando o desenvolvimento do nosso Estado. A Frente Parlamentar vai continuar lutando para combater a guerra fiscal declarada entre os Estados que fazem fronteira com São Paulo", acrescentou Itamar.

A comissão deliberou que será agendada uma reunião com o BNDES envolvendo deputados, trabalhadores demitidos, vereadores e prefeito. Também será realizada audiência com o governador do Estado, com os deputados membros da comissão, com o prefeito de Presidente Epitácio, vereadores e trabalhadores do frigorífico para debater assuntos relativos ao fechamento daquela unidade. A comissão propôs também um encontro dos deputados da comissão envolvendo o Ministério do Trabalho e a Câmara dos Deputados, como também uma reunião da CFOP em Presidente Epitácio para debater o assunto.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp