Qual a importância do Jovem na sociedade?

Opinião
23/01/2008 18:30

Compartilhar:


O Brasil tem ¼ de sua população formada por jovens. São 50, 5 milhões de brasileiros na faixa etária entre 15 e 29 anos (dados do IBGE). Nunca tivemos e, conforme apontam estudos demográficos (se a tendência se mantiver) não teremos no futuro, tantos jovens como hoje. Esses dados seriam extremamente positivos se o país estivesse preparado para dar educação, qualificação profissional e empregos para todos.

Infelizmente, a realidade é outra: quase metade dos desempregados do país é jovem (IBGE); 1/5 deles já tem filhos e, em média, ganham menos da metade do que ganham os adultos. Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.

O país precisa cuidar melhor de sua juventude, mas para tanto, é necessário que toda sociedade se envolva nas discussões que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal, preparando a Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em abril de 2008. A classe política deve elaborar em parceria com a sociedade um conjunto de políticas públicas que conduzam o jovem a um futuro digno.

Essas medidas têm que englobar, entre outros direitos, a saúde, habitação, segurança, segurança alimentar e geração de emprego para a família, além das ações específicas como combater a exploração do trabalho infantil; a proteção à gravidez na adolescência; a educação de qualidade e a qualificação profissional. É em busca desses ideais que tenho pautado minha atuação parlamentar.

Sem esquecer que para concretizarmos essa mudança, cabe ao próprio jovem reinvindicar e assumir seu papel na participação de movimentos sociais e políticos, como antes do período da ditadura militar. Afinal, eles representam quase 20% dos eleitores e qualquer mudança na história, na política e no desenvolvimento econômico deste país passa pela participação ativa da Juventude.



Haifa Madi é deputada estadual pelo PDT-SP e coordenadora do PDT no Litoral Paulista

haifamadi@al.sp.gov.br

alesp