Assembléia em iniciativa pioneira muda horário de funcionamento do plenário


22/05/2001 20:32

Compartilhar:


O Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa reunido nesta terça-feira, 22/5, definiu as mudanças no horário de funcionamento da Casa e as medidas de economia para reduzir o consumo de energia, que iniciam nesta quarta-feira, 23/5.

Segundo o presidente Walter Feldman, as sessões extraordinárias, em geral realizadas à noite, passam para o período da manhã, com início às 9 horas e término ao meio dia.

As sessões ordinárias, realizadas a partir das 14h30, permanecem no mesmo horário, com encerramento às 18 horas, e a possibilidade de estenderem-se até, no máximo, às 19 horas. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Assembléia, que também terá alterado seu horário de funcionamento (das 9h às 18h). As atividades das CPIs instaladas no Legislativo paulista também obedecerão a decisão do Colégio de Líderes. O expediente da Casa terá início às 8 horas e o término às 18 horas.

"Haverá um período de transição para que os deputados e funcionários acertem suas agendas, mas precisamos trabalhar efetivamente para acabar com a cultura do desperdício'', explicou o presidente, lembrando que a iniciativa é pioneira na história do Parlamento paulista.

Brigada do Apagão. Além da mudança de horário, a Assembléia criou a "Brigada do Apagão", formada por servidores que têm a missão de identificar pontos de desperdício de energia no prédio. A brigada é ligada ao Grupo de Trabalho de Planejamento, Auditoria Interna e Economicidade, constituída em 18 de abril pela Mesa com a finalidade de reduzir gastos do Legislativo.

O Grupo de Trabalho já iniciou uma campanha de conscientização interna, determinou o desligamento de luzes a aparelhos eletrônicos no final do expediente, a troca de interruptores a fim de permitir o funcionamento parcial de lâmpadas nos gabinetes, proibiu o uso de luz artificial em locais com luz natural durante o dia e desligou cinco dos 11 elevadores que servem o prédio.

Feldman informou, ainda, que a Assembléia está negociando com a Eletropaulo a troca de luminárias e assinou um convênio com a USP para que elabore um projeto para reduzir o consumo de energia, água e material de consumo. A troca de luminárias pode reduzir o consumo de energia em até 30%.

Nesta quarta-feira, 23/5, realiza-se a primeira sessão extraordinária convocada para a parte da manhã, com início previsto para às 9 horas.

alesp