Gondim propõe produção de energia alternativa no Estado


25/05/2001 14:15

Compartilhar:


Preocupado com a grave crise no setor energético, o deputado estadual Luis Carlos Gondim (PV) apresentou duas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2002, propondo a implementação de novas fontes de energia no Estado de São

Paulo.

Uma delas visa a implementação de políticas públicas para a produção de energia eólica, em regiões do Estado onde há incidência de ventos fortes, como nos municípios localizados no Litoral ou nas regiões montanhosas, como São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, entre outros.

O deputado lembra que atualmente, no mundo todo, a energia eólica é a que registra maior taxa de crescimento, pois além de se tratar de uma matriz de energia limpa, pode ser complementar às redes tradicionais.

A outra emenda do deputado Gondim propõe investimentos na produção de energia a partir do aproveitamento do bagaço da cana de açúcar, uma matriz energética que contribui para a redução do desperdício, pois utiliza restos.

Como o Estado de São Paulo é rico em canaviais e possui cerca de 80 usinas de cana-de-açúcar, Gondim acredita que esta energia alternativa pode ser uma das saídas mais rápidas para a crise energética que estamos atravessando. "De acordo com técnicos e especialistas na área energética, os canaviais do Estado de São Paulo têm capacidade para produzir energia equivalente a duas turbinas da hidrelétrica de Itaipu, bastando para isso que o governo faça os investimentos necessários no setor", explicou o parlamentar.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luis Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp