Ato lança abaixo-assinado pela reativação do programa Escola da Família


12/04/2007 18:44

Compartilhar:


Será lançado às 10h desta sexta-feira, 13/4, um abaixo-assinado pela reativação do programa Escola da Família em 2.882 escolas, nas quais o projeto foi encerrado em virtude de cortes orçamentários realizados pelo governador José Serra (PSDB). O ato acontecerá na praça Central, em Sorocaba, com apoio do deputado Hamilton Pereira (PT), da bancada de vereadores petistas e do PT de Sorocaba, assim como de sindicatos e associações de moradores.

O abaixo-assinado, que começou a circular por Sorocaba e Votorantim no início desta semana, já reuniu quase 5 mil assinaturas. Cópias também foram enviadas para cerca de 40 cidades da região. O documento atende deliberações da audiência pública realizada em 26/3, na Câmara Municipal de Sorocaba. O evento que reuniu cerca de 70 pessoas entre representantes de sindicatos, associações de moradores, partidos políticos e organizações de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O abaixo-assinado aponta que o programa é uma conquista de educadores e líderes comunitários e que, nas localidades onde foi implementado, houve significativa redução no índice de ocorrências disciplinares e policiais nas escolas. Também faz referência aos bolsistas, que encontravam no programa uma forma de financiar seus estudos e prestar um importante serviço à comunidade.

A necessidade de mobilização da sociedade foi constatada pelos participantes da audiência, ao denunciarem que a Educação não é prioridade do governo do Estado. Para o secretário geral do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério do Estado de São Paulo (Udemo), Francisco Antônio Poli, o tratamento não prioritário à área tem feito com que a Educação deixe de ser um projeto de Estado e seja tratada como projeto de governo.

O abaixo-assinado pode ser encontrado na sede do PT de Sorocaba, no escritório do deputado Hamilton Pereira e nos gabinetes dos vereadores petistas na Câmara Municipal de Sorocaba. A partir desta sexta-feira, uma banca ficará instalada no centro daquela cidade recolhendo as assinaturas e esclarecendo a população. O abaixo-assinado também pode ser acessado pelo site www.hamiltonpereira.org.br.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp