Recursos para portadores de deficiência no Grande ABC


19/10/2007 17:51

Compartilhar:


As Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mauá e São Caetano do Sul e a Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Apraesp) de Ribeirão Pires vão receber, cada uma, R$ 20 mil para adquirir equipamentos de fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem. Os recursos servirão para melhorar o tratamento de alunos e pacientes que freqüentam as instituições.

A verba foi liberada pela secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, devido a indicação da deputada estadual Vanessa Damo (PV). "As Apaes fazem um trabalho admirável no desenvolvimento das capacidades físicas e psicológicas dos portadores de deficiência. Além disso, não se esquecem da importância da integração na sociedade. É imprescindível que a instituição tenha apoio do poder público", declara a deputada.

De acordo com Sirlei Lopes de Carvalho, 1ª secretária da diretoria da Apae de Mauá, é a primeira vez que a instituição recebe verba estadual para essa finalidade. "Estamos muito felizes. Com esse recurso, vamos montar uma sala de fisioterapia e terapia ocupacional. Assim, o tratamento terá muito mais qualidade", informou Sirlei.

Já a verba destinada à Apraesp de Ribeirão Pires será direcionada para o Hospital Dia, já que ela é a instituição a responsável pelo processo de reabilitação terapêutica dos alunos da Apraesp. "Com este dinheiro vamos comprar berços, camas hospitalares, oxímetros, centrífugas e outros equipamentos necessários para melhorar o atendimento", explica a diretora técnica da instituição, Leonice Moura.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp