Parlamentar participa da apresentação do projeto de PPP


14/05/2004 16:41

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) participou da solenidade de apresentação do projeto de Parcerias Público-Privadas nesta segunda-feira, 10/5, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A solenidade foi promovida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para mostrar a importância da proposta para o desenvolvimento do Estado nos próximos quatro anos.

Pelos cálculos do governo, o projeto aprovado pela Assembléia Legislativa deve atrair até R$ 7,5 bilhões de recursos da iniciativa privada. O dinheiro, a ser investido nos próximos quatro anos, deverá ser utilizado em obras e serviços hoje geridos pelo Estado, como prevê o Plano Plurianual (PPA) de 2004 a 2007.

Alckmin afirma que o valor é alto, já que representa um quarto do total previsto no PPA, orçado em R$ 30,1 bilhões. Mas afirma que o Estado terá mais facilidade em firmar parcerias, pois goza da confiança do setor privado. "É uma previsão otimista, mesmo assim temos de ser ousados. É preferível sonhar alto e fazer o que é possível do que ficar parado e achar que não vai dar".

Pelo PPP, as empresas executam projetos e são ressarcidas pelo Estado em um prazo máximo de 30 anos. "Só há parcerias quando há confiança e São Paulo tem tradição em respeitar contratos". Para Alckmin, o sucesso das concessões rodoviárias e da distribuição de gás natural no Estado trará mais tranqüilidade aos empresários. "O modelo de concessão paulista é bem-sucedido".

mlamary@al.sp.gov.br

alesp