A saúde vai bem?

OPINIÃO - Padre Afonso Lobato*
17/05/2004 17:00

Compartilhar:


Ao abrir as páginas do noticiário desta semana nos deparamos com diversos fatos abordando o setor da saúde no Vale do Paraíba. Aplaudimos, enfim, a posse pelo Estado do Hospital Santa Isabel de Clínicas, o Hosic, de Taubaté, depois de uma exaustiva negociação. Esta foi uma luta travada por toda a sociedade e da qual também pudemos participar, cobrando, fiscalizando e exigindo soluções rápidas para implantação do Hospital Regional do Estado no Vale do Paraíba. Lamentamos, porém, a demora de medidas mais emergenciais, já que por causa da interdição do Hosic duas pessoas morreram no Pronto-Socorro de Taubaté, sem a merecida internação, conforme notícia do próprio Vale Paraibano. Afinal, naquele momento a retaguarda regional foi insuficiente para absorver a demanda.

Aplaudimos a chegada da Sociedade Assistencial Bandeirantes, que também incorpora o processo de regionalização. Essa instituição passa ser alvo de uma população estimada em aproximadamente 2 milhões de pessoas renovando suas esperanças, principalmente da camada atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por serviços mais humanizados e de qualidade.

Lamentamos, no entanto, a falta de condições e o tratamento designado por parte dos governantes às Santas Casas, entidades seculares, que têm em sua origem o atendimento isento de interesses comerciais e personalizados. Cansada, a Irmandade de Misericórdia de Taubaté, deixa um patrimônio invejável, mas corroído pela falta de investimentos e de repasse de verba a contento pelas suas ações.

Aplaudimos o aumento da verba designada pela Secretaria de Estado da Saúde para que o Hosic possa ser reestruturado e voltar a atender a população com mais eficácia e excelência. Lamentamos, porém, a demora em liberar o Hospital Regional para receber nossos doentes e evitar riscos de morte, como as registradas no Pronto-Socorro de Taubaté.

Esperamos, enfim, que em breve possamos ter uma boa resposta para nosso questionamento: a Saúde vai bem? Afinal, os governantes precisam fazer jus à Constituição, que determina o direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros. O que é pago em impostos, precisa retornar em forma de benefícios à população.

Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp