Projeto que dá nome de Davi Capistrano a hospital psiquiátrico da Água Funda é aprovado em todas as comissões


22/04/2002 14:12

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Está na ordem do dia, pronto para ser votado em plenário, o Projeto de Lei 178, de 2001, que dá a denominação de Dr. David Capistrano da Costa Filho ao Hospital Psiquiátrico da Água Funda, na capital. O projeto é de autoria da deputada Mariângela Duarte (PT), e obteve parecer favorável das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Saúde e Higiene.

Os deputados da Comissão de Saúde, Roberto Gouveia (PT), Pedro Tobias (PSDB), Newton Brandão (PTB) e Alberto Calvo (PSB), fizeram menção parabenizando a iniciativa da deputada Mariângela.

David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos, entre 1993 e 1996, falecido em 10 de dezembro de 2000 é reconhecido como um dos principais políticos e médicos que protagonizaram a revolução do sistema de saúde pública do país.

Participou da luta pela reforma sanitária que culminou no texto constitucional sobre a saúde e na criação do Sistema Único de Saúde, sendo um dos artífices de sua implantação, sendo sanitarista na Secretaria Estadual da Saúde, como secretário de Saúde em Bauru e em Santos. Nessas cidades atuou de forma inovadora e determinada para humanizar o atendimento aos portadores de sofrimento mental, tendo repercussão internacional, o que justifica a homenagem pleiteada no projeto.

alesp