Projeto recebe apoio dos condutores escolares de Campinas e região

Sindicatos pedem regulamentação do transporte intermuncipal de estudantes
29/04/2002 09:12

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O projeto de lei que cria o transporte intermunicipal de estudantes vem ganhando repercussão em todo o Estado. A iniciativa do deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) ganhou espaço no domingo, 21, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, onde dois sindicatos de transportadores autônomos debateram com o parlamentar o cotidiano da classe e os benefícios que a sanção do projeto traria para os condutores.

Além dos membros do Sindicato de Transporte Alternativo de Campinas e Região (STA) e do Sindicato dos Condutores Escolares de Campinas e Região (Sintecar) estiveram presentes ao 1.º Fórum para a Regularização do Transporte Intermunicipal de Estudantes a executiva do PSDB de Hortolândia, representada por Renato Cardoso e Lúcia Mendonça,

A solenidade de apoio ao projeto foi aberta com a palavra do presidente do STA, Márcio Crisóstomo, que falou sobre a importância da aprovação da propositura. "Acho que o deputado foi muito feliz na criação desse projeto de lei, já que esse tipo de transporte é uma realidade e existe sem qualquer regulamentação. Dessa forma, as vans e peruas acabam sendo multadas e apreendidas nas estradas paulistas, de acordo com a portaria 51, baixada pelo DER", define.

Pedro Luiz Modesto, presidente do Sintecar, também avalizou o projeto e ressaltou a atuação do deputado Gonzaga na defesa da classe. "Nós não conhecíamos o deputado pessoalmente, tivemos contato com ele por meio desse projeto de lei sensacional. Gonzaga é o único deputado que teve a coragem de enfrentar os grandes das empresas de ônibus para olhar pelo trabalhador e pelo estudante do nosso Estado", comenta.

Após o pronunciamento do deputado, que explicou os meandros do projeto, houve uma ampla discussão entre os presentes que puderam expor seus problemas cotidianos relacionados ao transporte de estudantes e questionar o deputado sobre suas principais dúvidas.

Ao final do encontro, em consenso, os presentes decidiram fazer uma moção de apoio ao projeto, documento que será remetido ao presidente do Legislativo paulista, Walter Feldman (PSDB), e aos demais deputados, que compõem o plenário. Segundo Gonzaga, o objetivo é que os condutores organizados possam, de certa forma, pressionar a aprovação do projeto. "Tenho certeza de que assim que os demais parlamentares se derem conta das necessidades dos transportadores e dos estudantes irão aprovar o projeto", completa.

alesp