Deputado reivindica programa "Esporte Social"


06/05/2005 11:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Mauro Bragato

O deputado Mauro Bragato (PSDB) reuniu-se nesta semana com o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, para reforçar o pedido de alguns prefeitos do Oeste Paulista para inclusão de seus municípios no programa "Esporte Social", que tem como objetivo democratizar o acesso à pratica esportiva e de lazer, estabelecendo parcerias entre o Governo do Estado, as prefeituras, Ongs e a iniciativa privada. É voltado para crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, portadores de deficiência e idosos em situação de risco.

Acompanharam o deputado Bragato os seguintes prefeitos: Osmar Pinatto, de Junqueirópolis, Odair Silis, de Monte Castelo, Marcos Venício Zago de Oliveira, de Nantes, Gilmar Rodrigues da Silva Júnior, de Sagres, e Ronney Antonio Ferreira, de Paulicéia. Além do projeto Esporte Social, alguns prefeitos também solicitaram melhorias na área esportiva.

Osmar Pinatto, por exemplo, pediu apoio da Secretaria nos torneios municipais de Junqueirópolis, com o fornecimento de medalhas, troféus e material esportivo. Já para Paulicéia, o prefeito Ronney, reivindicou a cobertura de quadra poliesportiva, ampliação do balneário e a reforma do Centro Comunitário. Odair Silis, de Monte Castelo, além do Esporte Social, solicitou uma pista de skate e a construção de uma cancha de bocha. Para Sagres, Gilmar da Silva Júnior quer uma reforma de quadra e cobertura no campo de futebol. Por fim, o prefeito de Nantes, Marcos Zago de Oliveira, pediu a construção de um ginásio poliesportivo, orçado em torno de R$ 500 mil " com contrapartida do Poder Municipal ", e a inclusão no programa Navega São Paulo.

Este programa também visa a inclusão social de jovens entre 12 e 15 anos da rede pública de ensino. Utiliza os esportes náuticos de remo, vela e canoagem como ferramenta para essa inserção. Além das aulas específicas, os alunos recebem reforço alimentar, uniformes e noções de navegação, cidadania e meio ambiente. A Secretaria repassa embarcações, uniformes e dá o treinamento para instrutores e monitores. Tem parceria com a Marinha do Brasil, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Sabesp, Federação de Vela de São Paulo e Federações Paulista de Remo e de Canoagem.

e-mail: mbragato@al.sp.gov.br

alesp