Emenda das universidades está bloqueada na Assembléia Legislativa


09/05/2002 16:38

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

De autoria do deputado Cesar Callegari (PSB), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2000 assegura que, no mínimo, 9,57% do ICMS sejam destinados para as universidades públicas paulistas. Este ano isso representa cerca de R$ 2,3 bilhões. A votação da propositura, que garante recursos para a USP, Unesp e Unicamp, continua sendo obstruída por um grupo de deputados governistas na Assembléia Legislativa.

A PEC foi pautada em primeira votação no dia 24 de abril. Embora tenha sido aprovada por 35 votos, uma manobra de última hora desqualificou o quórum necessário para a sua efetiva aprovação. A partir daí, o mesmo grupo de deputados que se opõe à proposta vem criando obstáculos para que o presidente da Casa, deputado Walter Feldman, coloque a matéria novamente em pauta.

Mobilização

Em resposta a essa obstrução, a comunidade universitária está se mobilizando para a aprovação da PEC. Os reitores da USP, Unesp e Unicamp já manifestaram formalmente o seu apoio e os sindicatos de docentes e trabalhadores das três instituições também estão pressionando a Assembléia para que a votação aconteça o mais breve possível.

Para o deputado Cesar Callegari, a intensificação da mobilização é fundamental para a vitória. "A aprovação da PEC representa a conquista da verdadeira autonomia das universidades, que poderão planejar e executar suas atividades de ensino e de pesquisa com segurança, protegidas de interferências nocivas dos governantes de plantão."

alesp