Iniciadas oficinas de escrita no Instituto do Legislativo Paulista


11/04/2008 12:12

Compartilhar:


As atividades da Oficina de Escrita do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) tiveram início esta semana. A coordenação das atividades coube à doutora Tereza Isabel de Carvalho, formada em Letras, com mestrado e doutorado em Literatura pela USP, com larga experiência em cursos superiores e na realização de oficinas deste tipo, muitas das quais desenvolvidas em espaços culturais, como o do Museu da Língua Portuguesa.

Neste semestre, as atividades estão previstas para serem realizadas às sextas-feiras, no, no auditório do ILP, sempre das 16 às 19 h. Como a demanda pelo curso foi muito superior ao número de vagas oferecidas, o ILP deverá manter a oferta desse tipo de oficina para outras ocasiões, uma vez que a redação de textos é atividade primordial para quem desenvolve trabalho junto ao Parlamento. Segundo a coordenadora, "o gesto de escrever exige reflexão sobre o conteúdo a ser expresso e sobre o uso da língua, instrumento da comunicação. Mas além dessas duas questões objetivas, para cada tipo de texto é necessária uma habilidade específica na forma de construção: os não literários, ou utilitários carecem de objetividade, clareza, coesão e coerência; e os literários narrativos, ao contrário, devem preocupar-se com a qualidade estética, que permite o uso de linguagem muito especial, que proporcione aventura e desafios", ela antecipou.

Segundo assessoria de imprensa do ILP, as oficinas objetivam, principalmente, proporcionar momentos agradáveis de prática de escrita, estimular a capacidade de observação de técnicas de construção literária e utilitária, contribuir para melhorar o desempenho na comunicação escrita e oral, além de servir de estímulo para que os participantes estabeleçam um vínculo mais amplo e definitivo com a escrita e com a leitura, de forma geral.

A direção do ILP avalia que a classe entusiasmou-se logo na primeira oficina, em que já foram propostos, e produzidos, textos jornalísticos. Segundo a aluna Beatriz Machado Santos, "a julgar pela apresentação dos objetivos do curso e pelas primeiras tarefas, sinto que as oficinas serão de altíssimo nível. Os desafios propostos estão ao alcance de todos".

alesp