Da Tribuna


04/11/2009 18:36

Compartilhar:


Escândalo em Bauru

Pedro Tobias (PSDB) comentou episódio ocorrido em Bauru, onde seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com um esquema milionário de desvio de verbas na Associação Hospitalar de Bauru, conveniada ao Sistema Único de Sáude (SUS), mantenedora do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel na cidade. O deputado veio publicamente cobrar as "devidas apurações" do Ministério Público, do Judiciário e do poder público. "Deve-se punir os responsáveis exemplarmente", ressaltou. Ele também destacou que os desvios ocorreram com dinheiro público e lamentou o caso: "Peço desculpas a população que foi enganada". (TB)



Violência em Sete Barras

Simão Pedro (PT) comentou a situação de violência que o município de Sete Barras, na região do Vale do Ribeira, vem enfrentando. O deputado destacou que o município possui apenas uma viatura para servir todo contigente policial e que atualmente não existe um delegado para atender a população, estimada em 12.900 habitantes. Para ele, houve corte dos recursos destinados a área de segurança pública no estado, mencionando também os recentes dados divulgados que apontam para o aumento dos índices de criminalidade no estado. "Temos uma política fálida de segurança pública e a população vem reivindicando melhorias", disse. (TB)



Desvios no Instituto Butantã

Fausto Figueira (PT) comentou matéria veiculada na revista "Carta Capital"desta semana, sobre o Instituto Butantã e supostos desvios que podem chegar a R$ 100 milhões. O deputado ressaltou que a matéria aponta que a fabricação de vacinas não vem funcionando no local e que as recentes promessas de fabricação de vacinas contra a chamada "gripe suína" não se cumpriram. Para Figueira "Trata-se de desvio grave, que deve ser apurado pelo Ministério Público". Para o deputado, é papel da oposição cobrar as devidas apurações, "engrossando esse coro". Ele também criticou a postura de se divulgar algo que não está sendo feito, no caso as vacinas. (TB)



Situação da violência

Olímpio Gomes (PDT) ressaltou a importância de um sistema de sgurança pública adequado para os 645 municípios do estado. O deputado comentou a situação de violência que vem assolando o litoral norte de São Paulo, indicando que o problema se estende por todo o estado.

Gomes disse que já se passou um ano e oito meses sem edital de Concurso Público para a formação de novos policiais. "Existe um déficit de seis mil policiais". Outro problema apontado pelo deputado foi a portaria baixada pelo governo do estado junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que transferiu a responsabilidade da escolta de presos. "A situação da violência vai piorar". (TB)



Campanha contra o Mesotelioma

Marcos Martins (PT) comentou a realização de um seminário que será realizado no próximo dia 10/11, no auditório Teotônio Vilela, sobre a campanha contra o câncer provocado pelo amianto- o Mesotelioma. O deputado ressaltou sua "luta" pelo banimento do produto cancêrigeno e destacou os riscos de contaminação do mesmo. Martins também disse que a lei que proíbe o amianto está em vigor e que a mesma não necessita de nenhum reparo. "Precisamos fazer com que a lei seja respeitada", enfatizou o deputado. Ele também disse que muitas pessoas relutam em acreditar nos riscos potenciais que o amianto provoca. (TB)

alesp