Da Tribuna


10/02/2011 13:25

Compartilhar:


Regionalização da saúde



Fausto Figueira (PT) comentou artigo do secretário da Saúde, Giovanni Cerri, publicado pela Folha de S.Paulo desta quarta-feira, 9/2, sobre a regionalização da saúde. "O professor Giovanni Cerri é absolutamente competente na sua profissão. Não é um médico sanitarista, mas vejo a sua afirmação no artigo como uma esperança muito grande de que finalmente o Sistema Único de Saúde seja implantado no Estado", disse Figueira. O deputado defendeu a ideia de instituir na Baixada Santista a chamada Agência de Saúde. "Venho falando nesta tribuna sobre as mazelas e os indicadores de saúde perversos da Baixada Santista. Temos que reverter essa situação", finalizou. (DF)



Marketing



Olimpio Gomes (PDT) entende que as críticas feitas pela grande imprensa à Casa são devidas, já que, para ele, a Assembleia não tem se posicionado adequadamente. Gomes também avalia que embora o marketing governamental aponte a diminuição nos índices de criminalidade, os fatos demonstram o contrário. "Assistimos a roubos em condomínios, em joalherias, até na casa do ex-secretário de Segurança Pública. E só foram mostrados porque são roubos em prédios e shoppings de luxo. O Estado precisa parar de mentir e fazer o jogo do contente".(DV)



Perícias Médicas



Carlos Giannazi(PSOL) endossou o discurso de Olimpio Gomes e afirmou que os fatos desmentem a pesquisa feita pela Secretaria de Segurança Pública. Acusou o Estado de omissão e criticou as condições de trabalho e os baixos salários dos policiais. O deputado também denunciou o Departamento de Perícias Médicas, que, segundo ele, está em estado de calamidade. "Fizemos várias gestões, entramos em contato com o Ministério Público e a imprensa e até agora nenhuma atitude foi tomada pelo governador. A situação do departamento é precária, com uma estrutura obsoleta que precisa de uma ampla reforma e de novos funcionários". (DV)



Decepção



Diniz Lopes (PR) disse que está decepcionado com a Assembleia Legislativa. "Em vez de debates para contribuir com o Estado, temos plenários vazios e a Casa inoperante, o que dá razão à matéria escrita pelo jornalista Fernando de Barros e Silva, que critica atuação do Legislativo". Lopes afirmou estar abrindo mão do auxílio moradia, porque disse que reside perto da Assembleia. "Como o combustível já é pago, não necessito do auxílio". Pediu que o valor seja depositado na conta da instituição AACD. "Também não adianta deixar esse dinheiro aqui", afirmou. (DV)



Itapura



Marquinho Tortorello (PPS) citou PL de sua autoria que propõe que o município de Itapura torne-se estância turistica. Segundo o deputado, Itapura, que se localiza a 700 quilômetros da capital, tem grande potencial turístico devido a história da cidade, que, além de ter recebido a primeira usina hidrelétrica, foi reedificada após ser sido quase totalmente inundada pela represa formada. "Sei que a aprovação desse projeto não será fácil, mas se compararmos o município de Salesopólis com Itapura, veremos que esta tem 30 ou 40 itens a mais em favor de se tornar estância turística". (DV)



Caos no ensino



A falta de professores na rede estadual de ensino foi abordada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), que criticou a Lei 1.093, que versa sobre o período de quarenta (cerca de 200 dias) aos quais os professores substitutos são obrigados a passar antes de novo período trabalho. "Os professores só podem ficar na rede de ensino por um ano. Apresentei um projeto de lei pedindo a revogação dessa legislação". Os baixos salários, as avaliações e as denúncias de más condições de trabalho também foram mencionadas pelo parlamentar . (LP)



Redução da criminalidade



Marquinho Tortorello (PPS) comemorou a redução em 60% dos índices de criminalidade em São Caetano do Sul. Conforme o parlamentar, isso foi possível devido à alta adesão da população, tanto jovem quanto idosa, ao Projeto Esporte Comunitário (PEC), que contou com a participação de diversos atletas de renome. "Sempre acreditei que através do esporte fosse possível dar mais qualidade de vida à população", declarou Tortorello. (LP)



Bom demais para ser verdade



"Há 60 anos, o engenheiro Prestes Maia propôs a ligação seca entre Santos e Guarujá. Em 20/2/2010, o então governador José Serra anunciou a construção de um túnel para ligar Santos a Gurarujá, e, em março, ele inaugurou a maquete de uma ponte. Mas não há dotação orçamentária para sua construção. O jornal A Tribuna publicou o texto "Era bom demais para ser verdade. A ponte na gaveta", disse Fausto Figueira (PT), que lamentou, ainda, a frase de do secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro: "A ponte foi prometida, mas não comprometida." (LP)



Verificando gastos



Referindo-se às matérias veiculadas pela mídia que questionam a eficiência do trabalho da Assembleia e criticam contratos firmados pelo Legislativo, especialmente com a Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac)para gerir em caráter emergencial, por nove meses, a transmissão da TV Alesp, Olimpio Gomes (PDT) afirma que requereu informações sobre o contrato, que custará à administração R$15 milhões. Gomes disse haver requerido informações também sobre os deputados estaduais que recebem aposentadorias pela antiga Carteira de Previdência, hoje extinta, e seus pensionistas. O benefício gerará um gasto de R$34,5 milhões neste ano.(OT)

alesp