Da Tribuna


06/10/2011 18:15

Compartilhar:


Guerra fiscal



"O Estado continua sofrendo com a migração de empresas e, consequentemente, o desemprego causado por isso", lamentou Ed Thomas (PSB). O parlamentar citou alguns casos comprovando a situação, por exemplo, a demissão de mais de mil funcionários com o fechamento de unidades do frigorífico JBS-Friboi, uma delas localizada no município de Presidente Epitácio. Citou ainda a empresa Regina Festas, que migrou da cidade de Presidente Prudente para a cidade de Bataguaçu, no Mato Grosso do Sul. "São Paulo tem perdido muito com essa guerra fiscal. Precisamos buscar soluções e temos instrumentos para isso!", assegurou. (DK)



Presídios



Para Welson Gasparini (PSDB), a população tem se manifestado contra a instalação de centros de detenção em seus municípios. Dentre estes, Gasparini citou a cidade de Limeira, onde os vereadores apresentaram moção de repúdio contra a construção de um novo presídio e pediram a ajuda dos deputados da região para que o governo mude de local. O deputado ainda sugeriu que os presídios sigam o exemplo do município de Franca, onde o centro de detenção virou fábrica de calçados. "Os detentos produzem 240 pares por dia. Que haja oportunidade para que eles trabalhem e, após cumprirem a sentença, saiam com uma profissão e uma poupança", defendeu. (DK)



Investigação rigorosa



Diante da cobrança de explicações do governador Geraldo Alckmin sobre as declarações do deputado Roque Barbiere (PTB) acerca da suposta venda de emendas parlamentares, Alencar Santana (PT) afirmou que o governo não pode dizer que não tem conhecimento dos nomes envolvidos. O parlamentar ainda defendeu a abertura de CPI para apurar o caso, porque o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar não tem poder para convocar, quebrar sigilo e fazer uma investigação rigorosa. Santana alegou que alguns deputados não querem assinar o pedido de CPI, e disse ao governador: "Se quer mais nomes, peça aos seus parlamentares que deem apoio à CPI para que a gente apure melhor". (DK)



CPI do Ensino Superior



Lembrando de sessão solene em comemoração dos 90 anos de fundação da sociedade esportiva Palmeiras, ocorrida nesta quarta-feira, 5/10, Vitor Sapienza (PPS) disse que teve a oportunidade de passar uma hora com grandes nomes do corpo técnico do time. O parlamentar ainda contou que esteve presente em reunião da CPI do Ensino Superior, no município de Taubaté, que apura a real situação das instituições de ensino superior particulares do Estado. Sapienza fez breve relato do que aconteceu na reunião e disse que ficou marcado debate com alunos e reitoria. "Temos que ouvir ambos os lados, senão podemos tirar conclusões precipitadas", finalizou. (DK)



Polícia



Olimpio Gomes (PDT) criticou o governador. Para o deputado, Alckmin deveria aceitar as emendas dos parlamentares aos projetos de lei 47 e 49, referentes ao reajuste salarial e plano de carreira dos policiais militares e civis. Gomes reconheceu o esforço do presidente da Casa, Barros Munhoz, e dos líderes das bancadas para ajudar a melhorar a situação da polícia de São Paulo, mas acusou o governo estadual de não se sensibilizar com os funcionários da segurança. Lembrou que neste final de semana completará três anos o confronto ocorrido entre policiais civis e militares. (DV)



Famerp



Orlando Bolçone (PSB) elogiou a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), classificada entre as dez melhores do Brasil. Contou que a universidade foi estadualizada em 1994 pelo governador Fleury e, desde então, tem passado por processos evolutivos produtivos e formado excelentes profissionais da área médica e de enfermagem, além de prestar serviço para toda região. Entretando, o deputado disse que está preocupado com a reestruturação no quadro de funcionários que está sendo feito pela faculdade. (DV)



Violência



Rafael Silva (PDT) disse ser comum os órgãos de comunicação falarem sobre violência e como lidar com ela, mas relatou que muitos se esquecem de analisar sua origem. "Será que é tendência do indivíduo virar bandido ou isso é produzido pela sociedade?" questionou. Silva citou o filósofo Rousseau: "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe". Também mencionou Freud, alegando que as pessoas trazem dentro de si agressividade e violência e em certos momentos podem colocar isso para fora. Por fim, o parlamentar declarou que é preciso mudar a estrutura social do país para lidar com a violência. (DV)



Funcionalismo público



Vinicius Camarinha (PSB) defendeu o governador Geraldo Alckmin, justificando que desde que este assumiu o mandato tenta resolver os problemas do funcionalismo público no Estado. Camarinha lembrou que o governador enviou à Casa um projeto para reajuste salarial dos servidores do Centro Paula Souza, e um grande projeto envolvendo todas as polícias do Estado, além de um reajuste para funcionários da saúde. De acordo com o deputado, esse último será o investimento mais alto. "Não podemos desprezar a vontade política do governador de atender as principais reivindicações das categorias", declarou. (DV)

alesp