Governador e presidente da Assembléia encerram Congresso de Municípios em Serra Negra

(com fotos)
28/05/2001 17:57

Compartilhar:


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, encerrou no sábado, 26/5, em Serra Negra, os trabalhos do 45º Congresso de Municípios, que teve início no último dia 21. A sessão solene de encerramento contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman; do ministro da Saúde, José Serra; dos deputados federais por São Paulo Milton Monti (PMDB), Sílvio Torres (PSDB), Ricardo Izar (PMDB), Marcos Cintra (PFL), Gilberto Kassab (PFL) e João Herrmann (PPS); e dos estaduais Nabi Chedid (PSD), Nelson Salomé (PSDB), Rodrigo Garcia (PFL), Duarte Nogueira (PSDB), Willians Rafael (PTB), Dorival Braga (PTB), Wilson Morais, Sidney Beraldo e Carlos Sampaio (os três do PSDB).

Dona Lila Covas também participou do evento. Ela agradeceu a dupla homenagem feita a Mário Covas, uma vez que o congresso e o auditório onde foi realizada a sessão de encerramento receberam o nome do ex-governador. O ministro da Saúde destacou a importância da parceria entre as esferas de governo no atendimento hospitalar. "De cada dez reais investidos na saúde, sete vêm do governo federal; porém, todas as ações são executadas pelos governos estadual e municipal, o que torna o serviço mais eficiente", afirmou Serra. Segundo ele, dos recursos destinados ao Estado de São Paulo 15% são transferidos para os municípios. "Hoje, a prioridade do governo é a saúde da mulher, mas o programa de saúde para a família também é um ponto alto. O Vale do Ribeira está totalmente coberto por esse programa", disse.

O presidente da Assembléia lembrou que, apesar dos bons programas do Executivo, tem havido despreocupação, em geral, nas críticas ao governo. "Denúncias devem existir, mas jamais podem ser vazias. O país tem que manter sua imagem forte a fim de inspirar os jovens. É preciso seguir o exemplo de Covas e colocar a família em primeiro lugar, para que o futuro seja nosso", disse Walter Feldman.

Geraldo Alckmin considerou justa a homenagem a Covas, que esteve à frente da prefeitura da terceira maior cidade do mundo. O governador aponta como um caminho de atuação a parceria, citando como exemplo o convênio entre o Estado e o Senac para a profissionalização de 50 mil estudantes. "No que se refere aos municípios, uma boa parceria seria comprar através do leilão da bolsa eletrônica do governo. Isso baratearia custos, tal como o Estado vem conseguindo na compra de material de escritório, cuja economia foi de 20%", disse. Para Alckmin, o turismo é um setor que precisa crescer em São Paulo. "Serra Negra receberá 300 mil reais para ampliar este centro de convenções, o que gerará muitos empregos", adiantou. Na área de habitação, o governador paulista quer repassar verbas diretamente aos municípios. "As prefeituras e a sociedade civil são os parceiros ideais de que o Executivo precisa", ele avaliou. Após seu pronunciamento, Alckmin foi visitar os estandes, passando em primeiro lugar pelo da Assembléia Legislativa.

alesp