Colégio de Líderes recebe reivindicações salariais de policiais civis e militares


22/05/2001 19:00

Compartilhar:


O Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa recebeu, nesta terça-feira, 22/5, lideranças de 14 entidades representativas de policiais militares e de outras 24 ligadas à Polícia Civil, que entregaram aos deputados as reivindicações salariais da categoria. Os policias estão propondo aumento imediato de 41,04% e a criação de uma comissão formada por representantes do governo e por membros das duas corporações, com a tarefa de elaborar um novo modelo de política salarial.

De acordo com o deputado Wilson Morais (PSDB), presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, o aumento de 41,04% é apenas emergencial e visa repor as perdas salariais registradas de julho do ano passado para cá. "Desde o último reajuste, em 1977, as condições de vida dos policiais têm se deteriorado e as entidades, muitas vezes de caráter assistencial, estão perdendo receitas", declarou o parlamentar. Na próxima sexta-feira, 25/5, as entidades se reunirão para tratar do assunto com o secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.

Além de Morais, também acompanharam a delegação os deputados Conte Lopes (PPB), Rosmary Corrêa (PMDB) e Edson Ferrarini (PTB). Para Rosmary Corrêa, "é preciso contar com a boa vontade de todas as partes para que se possa encontrar uma solução adequada para o problema". Segundo Conte Lopes, a defasagem dos salários contribuiu para o grande número de baixas registradas nos últimos anos. Edson Ferrarini, por sua vez, lembrou que, nos caso dos oficiais da reserva, as perdas salariais podem chegar a 89%.

O coronel Francisco Divino D'Adio falou em nome das entidades representativas da Polícia Militar e afirmou que 90% dos policiais estão sendo obrigados a recorrer a bicos para complementar a própria renda. De acordo com o presidente do Sindicato dos Investigadores, João Rebouças, "infelizmente o bico se institucionalizou e cabe ao governo extirpá-lo através de uma política salarial justa".

Segundo o presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, "o Legislativo paulista vai cumprir seu papel de pavimentar as vias de entendimento entre as partes em questão". Para ele, a presença das entidades na reunião do Colégio de Líderes, que geralmente se dá em caráter reservado, é um sinal da importância que os deputados atribuem às questões apresentadas.

Julgadores tributários. Logo depois da saída dos policiais, os líderes partidários receberam, ainda, uma delegação dos julgadores tributários do Estado de São Paulo. Os servidores reivindicaram a supressão do caput do artigo 39 do Projeto de Lei 193/2001, do governador do Estado, que atribui aos fiscais de rendas a função de julgar os processos administrativos oriundos da atividade que exercem. Segundo eles, a propositura, se aprovada na forma como está redigida, poderá ter como conseqüência a extinção do cargo de julgador tributário.

alesp