Sessão Solene comemora o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama


14/05/2001 18:28

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira, 14/5, sessão solene para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, essa forma da doença é a mais temida pelas mulheres devido a sua alta freqüência e sobretudo pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem da paciente.

Para a deputada Rosmary Corrêa (PMDB), que presidiu a sessão, "é importante comemorar a data porque, à medida que se discute a prevenção, mais mulheres serão poupadas dessa doença".

"No mundo inteiro, mas principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, o câncer de mama tende a crescer, em casos novos, mas também no aumento da mortalidade", declarou o diretor do Departamento de Mastologia da Universidade de São Paulo (Usp), José Aristodemo Pinotti.

Em São Paulo, este tipo de câncer representa a primeira causa de morte entre mulheres. "Isso acontece porque é diagnosticado quase sempre tardiamente", alertou Pinotti, lembrando que "não se pode cometer o erro de culpar as mulheres por não fazerem o diagnóstico precoce". Ele cobrou uma ação mais contundente do Poder Público no sentido de "oferecer acesso rápido, humano e desburocratizado ao diagnóstico precoce". Com essa declaração o médico quis denunciar a demora de até três anos para a realização de mamografias em hospitais públicos.

A ausência dos secretários de Saúde estadual e municipal irritou a deputada Rosmary Corrêa. "Se não temos hoje a presença sequer de um representante dessas autoridades, o que será de nós. A sociedade faz a sua parte, os voluntários fazem sua parte, mas o governo não cumpre o seu papel", reclamou. Participaram do evento representantes de associações ligadas à saúde da mulher.

alesp