Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso pode ser ampliado


04/05/2007 16:05

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está propondo à Polícia Civil que amplie o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi) para todo o Estado. Há um mês, o serviço foi implantado de forma pioneira em Santos. Para a parlamentar, a extensão do Padi é uma forma de garantir uma atenção especial à terceira idade, já que somente os municípios das delegacias seccionais sedes dos departamentos de polícia judiciária do interior (Deinter) receberão unidades especializadas na proteção ao idoso.

"Segundo dados do IBGE, em 2005, 10,5% da população paulista tinha 60 anos de idade ou mais, o que equivale a cerca de 4,5 milhões de pessoas. É fundamental que o serviço pioneiro de atendimento domiciliar seja levado a outros municípios", argumenta a deputada, ressaltando que a restrição sobre quais cidades terão a delegacia de proteção ao idoso está no Decreto 51.548/07, assinado em fevereiro pelo governador José Serra.

Para reforçar a importância da proposta, a parlamentar cita a situação da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. "São 23 cidades cobertas pelo Deinter-6. Entretanto, somente Santos deve receber a delegacia de proteção ao idoso, porque é a sede do departamento. Daí, a necessidade de levar o serviço de atendimento aos demais municípios", acrescenta.

Em Santos, o Padi pode ser acionado por meio de uma ligação gratuita para o número 197. A partir desse contato, uma equipe de policiais civis vai até a residência do idoso para registrar a ocorrência e dar os encaminhamentos. "Estes policiais foram qualificados para o atendimento, que tem características específicas", explicou a deputada à época da criação do serviço o diretor do Deinter-6. "Vou trabalhar para que o atendimento domiciliar chegue a todas as cidades", enfatiza Prandi.

Coordenadora da Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, a parlamentar luta também, há sete anos, pela criação da delegacia especializada em Santos. A expectativa é de que a unidade seja instalada até o final de junho.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp