Assembléia Legislativa homenageia pesquisadores de fármacos paulistas


10/05/2002 17:21

Compartilhar:


Ato Solene celebra primeiro fármaco brasileiro escolhido como padrão internacional da United States Pharmacopeia

DA REDAÇÃO

A presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo presta, na próxima terça-feira, 14/5, às 19h30, no auditório Franco Montoro, homenagem aos pesquisadores de fármacos que desenvolveram o primeiro padrão internacional de origem brasileira da United States Pharmacopeia.

Essa entidade, controladora da comercialização de fármacos nos Estados Unidos e em mais 35 países, possui um padrão internacional para cada produto, fornecido por laboratórios de diversos países, que passa a ser a referência para os demais.

Em 2002, pela primeira vez, um fármaco tem como padrão internacional um produto desenvolvido no Brasil, por pesquisadores brasileiros, numa empresa de capital 100% nacional.

O fármaco, chamado Citrato de Sufentanil (princípio ativo de um anestésico de última geração), foi desenvolvido por Magdalena Mattua, no Núcleo de Desenvolvimento Farmoquímico da Cristália, de São Paulo.

Na semana passada, a United States Pharmacopeia solicitou à Cristália fornecimento de outro produto para ser padrão internacional, da Unidade de Desenvolvimento Farmoquímico da Cristália de Itapira, sob a responsabilidade de Valter Russo.

Cristália é uma indústria farmacêutica fundada em Itapira-SP que há 30 anos fabrica medicamentos e, há 16, princípios ativos de vários medicamentos, dentre os quais antiretrovirais do coquetel anti-Aids do governo federal.

No dia 8 de maio, a Cristália assinou dois acordos com Far-Manguinhos-Instituto de Tecnologia em Fármacos que faz parte da Fundação Oswaldo Cruz no campo dos antiretrovirais. Esses acordos vão viabilizar a produção de antiretrovirais do coquetel anti-Aids 100% nacionais. E também prevêem o desenvolvimento de novos antiretrovirais totalmente brasileiros.

O Ato Solene contará com as presenças do presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman; do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, José da Silva Guedes; do prefeito de Itapira, Antonio Barros Munhoz,; de Magdalena Mattua; de Valter Russo; e do presidente da Cristália, Ogari de Castro Pacheco.

alesp