Deputado propõe estudo para transporte fluvial na Baixada


03/01/2005 17:31

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) está propondo à Dersa um estudo para a implantação de um sistema de transporte metropolitano com barcos na região. O levantamento contemplará, especialmente, as ligações entre os bairros Caruara e Monte Cabrão, na área continental de Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá. A iniciativa foi tomada durante reunião com o diretor regional da Dersa, Ricardo Goulart, na manhã desta terça-feira, 7/12, na sede da empresa, em Guarujá.

O transporte fluvial de passageiros é uma alternativa à falta de acesso dos moradores daqueles bairros da área continental à área insular de Santos, apontado, durante reunião entre o parlamentar e líderes comunitários, no final de novembro, como um dos seus principais problemas.

Além do estudo para os bairros da área continental, Figueira também propõe um levantamento de viabilidade para o transporte fluvial entre Vicente de Carvalho e a Ponta da Praia, em Santos, e entre Caruara e Bertioga. Além desses pontos, propõe o transporte da Zona Noroeste até o Centro de Santos, para servir aos moradores dos bairros Jardim São Manoel, Caminho da União e Vila dos Criadores. Também seriam criadas linhas fluviais para o centro de Santos, partindo da Vila Jóquei, em São Vicente, do Casqueiro e da Vila dos Pescadores, em Cubatão.

"Precisamos de barcos que transportem passageiros e bicicletas, para que haja maior autonomia dos moradores de áreas carentes. Oferecer transporte para regiões isoladas é garantir cidadania à população", comentou Figueira durante a reunião com o diretor da Dersa.

Na área continental de Santos, as embarcações atenderiam grande parte dos cinco mil moradores de Caruara e dos 1.200 de Monte Cabrão. Desde 2003, a linha de ônibus 53, da Viação Translitoral, que fazia o percurso entre Monte Cabrão e o ferryboat, em Vicente de Carvalho, foi desativada por conta das reformas na Rio-Santos. Atualmente, os usuários precisam atravessar as faixas da pista para ter acesso aos ônibus no sentido Guarujá, que servem também ao município de Bertioga.

Ricardo Goulart afirmou que os estudos são o primeiro passo para o processo de implantação de linhas fluviais regulares, como as que já transportam cerca de 14 mil pessoas diariamente entre Santos e Guarujá. "A avaliação é fundamental para apontar as condições de navegabilidade, os tipos de embarcação e o tempo de percurso para cada região", explicou.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp