Deputado reivindica Fatec para Suzano


12/02/2009 11:34

Compartilhar:


Suzano poderá enfim contar com uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec). O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, teve no dia 10/2 audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para retomar a luta por essa unidade de ensino.

Ao lado do presidente da Câmara de Suzano, Israel Lacerda, e dos vereadores Nardinho, Luiz Reis, Said Raful, o Maria do lava rápido, e Chiquinho Passos, o deputado reiterou ao secretário a importância de Suzano para toda a região do Alto Tietê e capital paulista. "Suzano tem um grande pólo industrial, possui vias de acesso e está estrategicamente posicionada em relação aos demais municípios. A Fatec é um pleito antigo que precisa ser atendido", apontou o líder do DEM.

Ex-governador do Estado, Alckmin relembrou a reivindicação do deputado, já antiga, e quando a unidade da Fatec foi destinada para a região e acabou sendo instalada em Itaquá. "Temos autorizadas 52 unidades da Fatec em todo o Estado, todas já direcionadas para cidades específicas. No entanto, entendo que Suzano é um caso especial e precisa sim de uma Fatec. A cidade precisa de um tratamento diferenciado, pela força que tem e pela presença das indústrias. Levarei este caso ao governador e vamos trabalhar fortemente em cima disso", garantiu Alckmin.

De acordo com o secretário, a Fatec possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho. "Os cursos suprem a demanda local e regional, podendo contar com laboratórios para as aulas práticas", explicou.

Os cursos da Fatec já colocaram no mercado de trabalho mais de 17 mil tecnólogos, profissionais de nível superior cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais de bens e serviços.

Além dos cursos de graduação, a Fatec oferece programas de pós-graduação lato sensu, de atualização tecnológica e cursos de extensão; realiza projetos de pesquisa e de prestação de serviços, feiras e eventos para difusão de tecnologia, contando com mestres e doutores engajados em atividades didáticas, projetos de pesquisa e de extensão de serviços.



ETEC - Durante a audiência, o secretário lembrou ainda que o Governo do Estado vem investindo fortemente na ampliação e instalação de Escolas de Tecnologia (Etecs). "Suzano já conta com uma Etec, mas temos condições de ampliar este trabalho e implantar mais cursos para a população", avisou.

Voltada para a profissionalização do estudante, a Etec oferece em média 80% de empregabilidade, segundo Alckmin. "Vamos trabalhar para implantar a Fatec em Suzano, mas vamos investir também na Etec da cidade", garantiu.

Para dar seqüência aos trabalhos, o deputado está enviando ofício ao secretário, reiterando os pedidos feitos durante a audiência. "Foi uma audiência extremamente positiva. Fomos muito bem recebidos pelo secretário, que se mostrou disposto a nos ajudar a concretizar este sonho. Vamos continuar trabalhando" afirmou Estevam.



egalvão@al.sp.gov.br

alesp