Reestruturação dos Consegs no Estado é tema de debates públicos


18/11/2009 10:23

Compartilhar:


Com o objetivo de fortalecer os Conselhos de Segurança (Consegs) e torná-los mais participativos nas decisões que envolvem as políticas de segurança pública, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai promover, na Assembleia Legislativa, debates públicos com os membros desses conselhos e representantes das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Pública.

A idéia do deputado é reunir sugestões para a reestruturação dos Consegs. Atualmente, os conselheiros não recebem qualquer tipo de ajuda financeira. Dependem exclusivamente da captação de recursos de doações para manterem as atividades.

"Temos Consegs que são organizados e exemplos de atuação comunitária. Porém, há regiões onde os conselhos funcionam precariamente. Infelizmente, muitos foram desativados porque não apareceu ninguém disposto a assumi-los. Quem está no Conseg faz sacrifícios que poucos estão dispostos a encarar sem uma ajuda mais efetiva do poder público", explicou o deputado, que deverá criar uma frente parlamentar para discutir o assunto.

A capacitação dos conselheiros é outra medida que será debatida pelo deputado, pois, para ele, "um conselheiro qualificado terá melhores condições de fazer o encaminhamento de suas as demandas". O Conseg discute também questões sobre menores abandonados, moradores de rua e até problemas de falta de iluminação e telefone público.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp