Dirigente Regional de Ensino considera oportuno projeto de Claury que implanta assistência psicopedagógica

Para Maria Regina de Araújo, os conflitos entre aluno e escola têm que ser resolvidos por especialistas
07/11/2000 11:06

Compartilhar:


A dirigente de Ensino da região de Ourinhos, professora Maria Regina Pereira de Araújo, considera muito interessante o projeto de lei do deputado Claury Alves Silva (PTB) que cria a assistência psicológica e psicopedagógica nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do Estado de São Paulo. Segundo ela, a evolução da escola nos últimos anos foi conflitante em relação ao comportamento dos estudantes. Boa parte das crianças e jovens assimilou rapidamente novas tecnologias, como a informática e a Internet, mas a escola encontrou dificuldades em acompanhar esse processo. "Muitos alunos estão à frente da realidade da estrutura escolar", avalia.

No caso do ensino público, Maria Regina observa que a diversificação de procedência dos alunos, do ponto de vista sócio-econômico, também gera confrontos entre a escola e sua clientela. "O professor não possui condições de administrar esses conflitos, porque não é sua função e porque não é um especialista no assunto", ela pondera.

A tentativa de solucionar esses conflitos psicossociais, que interferem diretamente no processo de aprendizagem, acaba recaindo nas mãos do diretor do estabelecimento escolar, constata a professora. "Diretores são obrigados a resolver problemas que não são da sua alçada, comprometendo o bom andamento de suas reais funções", diz Maria Regina.

Nesse sentido, a dirigente de Ensino aprova a criação da assistência psicológica e psicopedagógica nas escolas, considerando-a bastante oportuna diante dos problemas enfrentados pelos profissionais da educação nesse campo.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves Silva - 3886-6383/6859)

alesp