Proposta de segurança nas escolas é entregue para secretário da Educação


03/05/2002 19:03

Compartilhar:


A proposta foi apresentada pelo deputado Cesar Callegari que há 7 anos não era recebido na Secretaria

DA ASSESSORIA

O deputado Cesar Callegari (PSB) esteve reunido nesta quinta-feira, 2/5, com o secretário da Educação do Estado, Gabriel Chalita, a quem apresentou uma proposta de segurança para as escolas. O deputado também pediu a suspensão imediata de novos convênios de municipalização do ensino com as prefeituras paulistas.

Jejum

Esta foi a primeira vez em 7 anos que o deputado foi recebido na Secretaria da Educação. Callegari sempre foi um crítico do modelo educacional adotado por Mário Covas em 1995 e sempre combateu os métodos da ex-secretária Rose Neubauer, a quem acusava de ser autoritária, prepotente e arrogante.

Propostas

O deputado propôs que o secretário suspenda novas transferências de escolas estaduais para os municípios, alegando que a continuidade desse processo pode levar à demissão de 80 mil professores e funcionários nos próximos 30 meses. Callegari sugeriu que a Secretaria avalie as conseqüências da municipalização que, a seu ver, tende a ser prejudicial para a qualidade do ensino fundamental e para o sistema de educação infantil (creches e pré-escolas) mantido pelas prefeituras.

Quanto à segurança escolar, Callegari voltou a apresentar sua proposta de que o governo crie a Guarda Escolar, em parceria com as prefeituras que já mantêm suas guardas civis. "A idéia é recrutar homens da própria comunidade próxima das escolas e treiná-los com a participação da Polícia Militar. Eles serão contratados pelos municípios, que receberão os recursos financeiros do governo estadual. São necessários dois homens por escola, cobrindo um período de 16 horas diárias", disse Callegari que calcula que 3 mil escolas estaduais podem ser atendidas num primeiro momento.

De acordo com Callegari, o secretário Gabriel Chalita comprometeu-se a estudar as propostas e a discuti-las com o governador Geraldo Alckmin.

alesp