Notas de Plenário


21/11/2005 17:29

Compartilhar:


Audiências regionais

Milton Flávio (PSDB) se sentiu na obrigação de explicar porque ele é contra assinar as emendas recolhidas durantes as audiências públicas que a Comissão de Finanças e Orçamento fez nas 42 regiões de governo de São Paulo. Em Botucatu, a reunião não contou com a presença de nenhum dos 13 prefeitos da região, apenas com alguns vereadores. "Achei que o feito seria isolado. Mas Osasco foi sede de uma reunião e o prefeito também não esteve presente". O deputado acha importante que a Assembléia faça essas audiências regionais, mas não acredita que em duas horas possam ser identificadas as necessidades da região. "Passo todas as semanas falando com a população. Reúno-me mensalmente com os prefeitos. Para que delegar à comissão essa função? Façam o seu trabalho, mas não usurpem o nosso!"

(L. N.)

TV Sorocaba

Hamilton Pereira (PT) prestou homenagem ao SBT regional da TV Sorocaba, que completou 15 anos no mês de outubro. O deputado atribuiu a façanha a Salomão Pavlovski, que conseguiu a primeira concessão da rádio Vanguarda FM. Pavlosviski mostrou Sorocaba ao mundo e fez coberturas em diversos países. Ele entrevistou pessoas importantes como a rainha Elizabeth e Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua. Agora, suas filhas conduzem o negócio que Salomão iniciou e abraçam um grande desafio: um novo telejornal regional. "O desafio será vencido com dignidade, porque elas conhecem o que fazem. Parabéns à TV Sorocaba, Rádio Vanguarda e todos os funcionários que tornam isso possível".

(L. N.)

Fábula da raposa

"Tenho ouvido na tribuna deputados do governo irritados com a metodologia que a Comissão de Finanças e Orçamento adotou para a votação do projeto de lei orçamentária deste ano", disse Renato Simões (PT). "É como a fábula da raposa que, incapaz de colocar as patas nas uvas, chamou-as de verdes", comparou o deputado. O parlamentar acredita que a comissão quis colocar em prática a participação popular. "É um novo processo, precisa ser aprimorado. Precisa de repetição nos outros anos para a população se educar. Pretendemos que este processo seja permanente. Deputados que o desdenham preferem tratar com o governador o que podem oferecer às suas regiões. Precisamos acabar com a politicagem".

(L. N.)

Regimento e proporcionalidade

Ao responder as afirmativas feitas pelo deputado Renato Simões, o deputado Milton Flávio (PSDB) disse que há manipulação da atual Mesa diretora para "meter a faca" no governador. O líder do governo considerou que as comissões permanentes foram compostas sem se respeitar o regimento interno nem a questão da proporcionalidade. Segundo o parlamentar, o PT, através da Comissão de Finanças e Orçamento, quer obrigar uma negociação com o governo que desviará milhões do orçamento para projetos de importância eleitoral.



Ação policial

Ao comentar o noticiário que destacou o caso do delegado baleado por policiais militares em Carapicuíba, Conte Lopes (PTB) considerou que a imprensa mais divulga erros do que acertos. O deputado avaliou que há necessidade de mais treinamento, preparo e conversas nas corporações, mas que a imprensa deveria também divulgar os feitos com maior ênfase e destacar, por exemplo, a ação do 16º Batalhão que salvou um estudante seqüestrado.



Privatização da Política

Ao comentar como era feito o orçamento estadual nos anos anteriores, Renato Simões (PT) lembrou que qualquer emenda parlamentar era "jogada no lixo". Segundo ele, somente o deputado que apoiasse o orçamento poderia depois apresentar um conjunto de demandas para sua região. Simões classificou esse método de privatização da iniciativa política, o que impedia a qualquer deputado assumir uma postura crítico-criativa.

alesp