Da Tribuna


06/05/2010 18:03

Compartilhar:


Semana da Adoção



O projeto de lei que institui a Semana da Adoção, antecedendo o dia 25 de maio, que é o dia Nacional da Adoção, foi o foco do discurso da deputada Rita Passos (PV). De acordo com ela, é necessário um amplo debate sobre a questão, provocando a reflexão da sociedade. Para Rita, todas as cidades e o Estado devem ter esse debate, já que muitas crianças aguardam uma oportunidade de adoção em vários abrigos. Ela ressaltou que o projeto está na Ordem do Dia para ser votado, e enfatizou sua expectativa pela aprovação: "Queremos melhorar a qualidade de vida de muitas crianças", afirmou a deputada. (TB)



Centro de Tratamento do Câncer



Marcos Martins (PT) falou sobre abaixo-assinado entregue no Palácio dos Ban­deirantes pedindo a criação de um Centro de Tratamento do Câncer na região de Osasco. De acordo com o deputado, muitas pessoas debilitadas pela doença não têm recursos para se locomover até os locais onde são oferecidos os tratamentos: "Sabemos quanto sofrimento estas pessoas passam", afirmou. Martins ressaltou que o abaixo-assinado teve a adesão de quase 50 mil pessoas: "Demos o encaminhamento necessário ao abaixo-assinado, agora temos de cobrar", disse o deputado, que procura dar apoio as vítimas do amianto. (TB)



Hipocrisia



Olimpio Gomes (PDT), sobre o projeto que modifica a forma de pagamento do Adicional de Local de Exercício (ALE), disse que até agora nenhum estudo ou projeto deu entrada na Casa propondo a incorporação integral do ALE ao salário dos policiais deficientes físicos. Gomes criticou a mudança de postura dos líderes partidários, que anteriormente afirmaram que votariam favoravelmente às emendas do projeto. Para Gomes, após reunião com o governo, tudo mudou: "Vamos parar de hipocrisia", afirmou. Para ele, o governo estadual massacra e desconsidera os policiais: "Mais uma vez, tomamos um passa-moleque do governo", enfatizou. (TB)



Em defesa dos aposentados



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou seu apoio ao projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que concede reajuste de 7,7% aos aposentados em todo o território nacional. De acordo com o deputado, o percentual deveria ser de 10%, já que o Brasil tem uma dívida com os inativos: "Os aposentados no Brasil vêm sofrendo historicamente", afirmou. Ele também aproveitou para criticar o que considera incoerência partidária do PSDB, já que o partido agora se diz a favor do reajuste: "A população nunca sabe ao certo o que os partidos querem dizer", disse Giannazi, reforçando que esse tipo de postura prejudica a credibilidade da democracia. (TB)



Modelos de Estado



Para Vanderlei Siraque (PT) existem atualmente dois modelos de Estado: o neoliberal, que visa a privatização dos serviços públicos, e o de inclusão social, que é caracterizado por um Estado forte, com ênfase nos serviços públicos em áreas como educação, saúde e Justiça. De acordo com o deputado, o que está em jogo nas próximas eleições é o modelo de Estado que o Brasil seguirá nos próximos anos, já que, para ele, a experiência neoliberal deu errado. Siraque ressaltou o aumento de empregos durante os anos do governo Lula, focando políticas públicas de inclusão social que beneficiaram milhares de pessoas. (TB)



Benefício a policiais inativos



Conte Lopes (PTB) está aguardando a decisão do governo a respeito do projeto de lei que beneficia os policiais militares que se tornaram deficientes físicos em decorrência de seu trabalho. Para o parla­mentar, a votação do projeto é urgente e se faz necessária para melhorar a situação dos policiais e lhes proporcionar maior dignidade. Lopes também questionou a falta de divulgação, pela grande imprensa, dos assassinatos de policiais que ocorrem diariamente. O deputado lamentou ainda a constante guerra entre policiais e bandidos armados. (NS)



Recuperação da SP-50



Vaz de Lima (PSDB) falou a respeito das visitas que fez a municípios do Vale do Paraíba. De acordo com ele, durante uma entrevista a uma rádio local, no último dia 15/4, na presença de alguns vereadores da região, surgiu o assunto da recuperação da rodovia Monteiro Lobato (SP-50), estrada antiga que liga vários municípios à Via Dutra. Vaz de Lima declarou ter recebido confirmação da contratação de um projeto para a recuperação da rodovia, que deverá ser entregue até o final de jullho. "Essa obra vai melhorar a vida dos moradores da região", afirmou. (NS)



Indiferença



Olimpio Gomes (PDT) lamentou a "indiferença e o descaso da Assembleia paulista com os policiais militares do Estado". O deputado se referiu à situação das emendas 33 e 34 ao projeto de incorporação do Adicional de Local de Exercício aos salários dos policiais militares. Gomes afirmou que não consegue entender o posicionamento do governo estadual, pois, ao mesmo tempo em que o Executivo impede a aprovação da emenda que contempla os policiais que se tornaram deficientes físicos em função de seu trabalho, o ex-governador e candidato à presidência da República, José Serra, anuncia a criação de um ministério voltado para as pessoas com deficiência, caso seja eleito. (NS)

alesp