Parlamento Jovem de 2006 recebeu 329 projetos formulados por estudantes


27/10/2006 18:51

Compartilhar:


Os 94 estudantes classificados para participar da edição 2006 do Parlamento Jovem devem ser anunciados nos próximos dias. Neste ano, foram apresentados 329 projetos, cuja seleção está sendo feita pela Comissão Julgadora. Os participantes são alunos do ensino fundamental (da 5ª à 8ª série) de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. Os projetos de lei concorrentes foram organizados em 12 partidos temáticos, conforme o assunto abordado pelos estudantes: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

Cada um dos inscritos representa um estabelecimento escolar. Participam neste ano 217 estudantes de escolas públicas e 112 da rede privada. Quanto à distribuição territorial dos inscritos, 26 deles são da capital, 51 da Grande São Paulo e 252 do interior.

A idade dos candidatos varia de 10 a 17 anos. A maioria deles (131) tem 14 anos. Como nos anos anteriores, a predominância é do sexo feminino. Há 186 meninas e 143 meninos.

Os 94 candidatos selecionados participarão no dia 24/11 de uma sessão plenária com regras similares às que seguem os deputados estaduais da Assembléia Legislativa de São Paulo, as quais estão fixadas no Regimento Interno do Parlamento Jovem Paulista.

Todos os anos, os 94 projetos de lei classificados no Parlamento Jovem são encaminhados ao governador do Estado para serem apreciados. Muitas propostas vêm revelando confluências entre as expectativas dos jovens e as políticas governamentais, como é o caso da abertura de escolas nos finais de semana e do programa de nutrição na merenda escolar.

Os projetos de lei são avaliados de acordo com os seguintes critérios: formato padrão (valendo 2 pontos); pertinência em relação ao tema do partido (critério eliminatório); exeqüibilidade (1 ponto); correção gramatical, concisão e clareza (3 pontos); e originalidade (3 pontos).

alesp