Orçamento Estadual para 2008 não prevê recursos para VLT, diz deputada


21/11/2007 10:06

Compartilhar:


A proposta orçamentária do governo estadual para 2008 não prevê recursos para o projeto de implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana da Baixada Santista. A denúncia é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que há uma década carrega a bandeira do VLT como modelo para um sistema de transporte metropolitano integrado e integrador. A parlamentar apresentou emenda ao Orçamento, reservando R$ 50 milhões para o projeto.

"É um absurdo. Prioridades se traduzem com a garantia de recursos para que elas se concretizem. Apesar de o governador José Serra afirmar que o governo iria destinar R$ 160 milhões para as obras do VLT, a verdade é que o orçamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos para 2008 não prevê um centavo para o projeto", enfatiza a deputada Prandi, que espera contar com o apoio dos demais parlamentares da região na luta para que a emenda seja incluída no Orçamento.

Segundo análise feita pela deputada Prandi, no item referente à Secretaria de Transportes Metropolitanos há previsão de verbas para investimentos no metrô e no sistema de trens metropolitanos da Grande São Paulo, porém nenhuma menção ao VLT na Baixada Santista. "Como o Estado pretende cumprir a meta de dar início ao processo de licitação no primeiro semestre do ano que vem e buscar recursos em outros entes federativos, se não garante as verbas nem no próprio Orçamento?", questiona.

Em março deste ano a parlamentar reuniu-se com o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, quando foi confirmada a decisão do Governo de São Paulo de implantar o VLT na Baixada. Nesse mesmo encontro, a deputada Prandi teve acesso a um detalhamento prévio do projeto, que meses depois foi apresentado em audiência pública realizada pelo Condesb.

No momento, está sendo realizada uma nova pesquisa origem-destino para balizar uma futura integração de todo o sistema de transporte na região. Um levantamento desse gênero já havia sido realizado durante a gestão do ex-deputado federal Koyu Iha à frente da Agem. À época, o estudo havia sido feito para confirmar a viabilidade econômica do sistema de VLT.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp