2º secretário da Assembléia defende plebiscitos para questões polêmicas


11/11/2004 15:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, voltou a defender o voto facultativo e a adoção de plebiscito para questões polêmicas, durante a gravação, na tarde desta quarta-feira, 10/11, de Quarto Poder, programa da TV Assembléia, sobre as últimas eleições norte-americanas. No debate promovido pelo programa foi discutida a cobertura das eleições norte-americanas pelos meios de comunicação dos Estados Unidos e brasileiros, o sistema de votação empregado por eles e o nosso, e quais os motivos que levaram os eleitores norte-americanos a reeleger Bush.

Apesar do tema central ter sido as eleições norte-americanas, não se deixou de falar das eleições brasileiras. Para Crespo, a democracia brasileira tem dado mostras de vitalidade e nosso sistema de votação e de apuração de votos é muito melhor do que o empregado em outros países, inclusive os Estados Unidos, porém poderíamos contar com o voto facultativo, como uma forma de politizar ainda mais o eleitor. "Além disso, aquele que vota sem obrigação, mas porque quer votar, tem também um compromisso maior em fiscalizar e acompanhar o trabalho de quem elegeu", alegou o deputado.

De acordo com Crespo, temas polêmicos como o aborto, a pena de morte e a utilização de células-tronco em pesquisas, entre outros, deveriam ser submetidos a plebiscito. "São assuntos que não podem ser avaliados apenas pelos nossos representantes", disse ele. "É preciso que a população os discuta, seja informada sobre eles e dê sua opinião a respeito da adoção ou não dessas medidas, através do voto". A sugestão de Crespo é de que os plebiscitos sejam realizados junto com as eleições, por uma questão de economia.

Mediado pelo jornalista Jorge Machado, o programa contou ainda com as presenças do deputado José Zico Prado (PT) e dos convidados Roberto Lameirinhas, jornalista e editor assistente do jornal O Estado de São Paulo, e Cristina Pecequillo, doutora em Ciências Políticas e professora de Relações Internacionais da Unibero, especialistas em Estados Unidos.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp