É necessário reciclar

Opinião
27/05/2008 17:03

Compartilhar:


O Brasil gera milhões de empregos, diretos ou indiretos, através da indústria da reciclagem de sucatas, que está em processo de expansão e atualizando-se cada vez mais na profissionalização de pessoas para atuarem nesse mercado. Estamos no caminho certo, mas ainda há milhares de pessoas que não se conscientizaram da importância da reciclagem em nosso país. Pouco mais de 300 municípios dispõem de algum sistema público de coleta seletiva, e esse número é muito baixo se comparado aos países desenvolvidos, que orientam constantemente a população a reciclar seu lixo.

Mesmo assim, o Brasil já lidera na reciclagem de alumínio e garrafas PET, embora esse material seja descartado nos lixões a céu aberto e os agentes do meio ambiente sejam obrigados a buscar esses materiais em lugares sujos. Falta educação nesse sentido, falta a orientação necessária, não há muita divulgação dirigida e os veículos de comunicação são pouco usados para que os cidadãos tenham maiores informações sobre os materiais que são recicláveis e sobre os benefícios de colocar em prática um programa de reciclagem, começando dos lares brasileiros.

Cada um de nós sabe que sozinhos não fazemos quase nada. Também sabemos que o Brasil é um país de grande extensão, de difícil administração, mas que se nos unirmos, podemos fazer uma grande diferença.

Eu não posso resolver a questão dentro do país, mas posso ajudar a melhorar a nossa situação, dentro do Estado de São Paulo. Cada cidadão sabe que é difícil resolver a questão dentro da cidade, mas pode fazer alguma diferença dentro do seu próprio bairro, na sua rua, começando pela sua própria casa.

A reciclagem de matérias simples é extremamente fácil e muito vantajosa. Por exemplo, se você tiver jornais, panfletos, revistas e outros papéis que jogaria no lixo comum, e separá-los para a reciclagem, a cada 50 quilos de papel usado que será transformado em papel novo, uma árvore deixará de ser cortada. Em quanto tempo você acumularia 50 quilos de papel? Vamos supor que você demorasse 6 meses para isso: em apenas 1 ano você estaria poupando a vida de 2 árvores. Imagine uma cidade inteira com a mesma preocupação que a sua. Já imaginou quantas árvores seriam poupadas? Estamos falando de um ganho ambiental, mas essa atitude também tem suas vantagens sociais e econômicas.

Reciclar economiza energia e matérias primas, evita poluir a água, o ar e o solo, melhora a limpeza da cidade, gera consciência ambiental e milhões de empregos, não só através do trabalho da reciclagem em si, mas através da comercialização dos produtos de materiais recicláveis que são produzidos.

Todos nós somos responsáveis pelo destino do lixo. Com o aumento populacional, a poluição e o espaço reduzido estão hoje buscando meios para resgatar o que estamos perdendo: reservas naturais, lugares lindíssimos, a flora e a fauna, rios que eram transparentes e tantos outros tesouros naturais que Deus criou.

Vamos mudar essa situação incentivando os programas educacionais de reciclagem, conhecendo as associações que trabalham nesse sentido e valorizando os nossos agentes ambientais, respeitando o trabalho que eles oferecem e facilitando o dia-a-dia deles com atitudes simples, como a de separar o lixo que pode ser reciclado. Aos poucos poderemos caminhar para um índice muito maior de bons resultados e quem sabe chegar bem perto dos índices dos países desenvolvidos. Com empenho e força de vontade podemos chegar lá!



*José Bittencourt é deputado estadual pelo PDT, advogado e pastor da Assembléia de Deus

alesp