Diretor da Telefonica é sabatinado na Assembleia


29/10/2009 18:02

Compartilhar:


A pedido da deputada Beth Sahão (PT), o diretor de Assuntos Institucionais da Telefonica, Vitor Olszenski, foi sabatinado, no dia 27/10, na Assembleia Legislativa, pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Ele apresentou dados e explicações sobre as reclamações recebidas pela empresa, que há três anos consecutivos lidera o ranking de reclamações no Procon. A audiência foi presidida pelo deputado Edson Ferrarini (PTB).

De acordo com a deputada, é fato que desde julho do ano passado estão ocorrendo panes no sistema de telefonia, especialmente na rede de banda larga, que afetam desde o cidadão em sua própria residência, assim como os serviços públicos, para registros de boletins de ocorrência, retirada de documentos, serviços lotéricos e atendimentos bancários, entre outros. "Recentemente, as dificuldades se refletiram inclusive no serviço de telefonia fixa, o que atinge um número maior de usuários", justifica.

Para a deputada, que faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Serviços da Telefonia Fixa e Internet, na Assembleia, é necessário que se esclareça o porquê de ocorrerem tais problemas, que afetam drasticamente o cotidiano das pessoas. "Além disso, a empresa é, segundo a Fundação Procon-SP, recordista em reclamações. O cidadão não pode ser lesado dessa forma", alerta.

Um dos questionamentos feitos pela deputada foi o valor cobrado pelo serviço de internet banda larga. Ela pediu a Olszenski que comparasse os padrões de qualidade e os valores cobrados pela conexão com a internet com Espanha ou Londres, por exemplo, onde disse que a velocidade da internet é 10 vezes maior por um quarto do valor cobrado no Brasil. Olszenski responsabilizou o alto valor dos impostos cobrados no Brasil (25% de ICMS) para tornar a tarifa tão mais cara que em outros países.

Beth pediu também esclarecimentos sobre o convênio que a Telefonica fez com o governo Serra em que a tarifa cobrada é de R$ 29,90 para uma conexão de 200 Kbps, enquanto o governo federal vai oferecer conexão a R$ 7,50. "A Telefonica é uma empresa de capital aberto e os acionistas esperam ter lucro no investimento que fazem", justificou Olszenski.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp