Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes


12/05/2010 19:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/DONISETEEXPLORACAOSEXUAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os deputados Donisete Braga, Vanderlei Siraque e Maria Lucia Prandi, do PT, tomaram a iniciativa de promover um debate na Assembleia Legislativa sobre o tema, a partir das 9h de 18/5, no Plenário Franco Montoro, denominado "Reflexão sobre o papel e a contribuição do Legislativo neste enfrentamento", com a participação de várias autoridades no assunto. O debate é aberto ao público interessado.

O evento começará com apresentação da Orquestra Jovem Magia Brasil, da Sociedade dos Amigos do Bairro do Boturussú (Zona Leste da Capital), formada por crianças e adolescentes. Está programada também uma homenagem póstuma a Neide Viana Castanha, que dedicou sua vida à defesa da criança e do adolescente. Neide faleceu no final do ano passado.

Para os parlamentares, é preciso ampliar as discussões, os debates e a políticas públicas nesta área. "É inaceitável o abuso e a exploração sexual de crianças, que na maioria das vezes ocorrem dentro de seus próprios lares. "O Estado tem o dever de ampliar políticas públicas capazes de fortalecer a estrutura familiar, os valores familiares", considera o deputado Donisete Braga.

Durante o debate, conselheiros tutelares vão entregar ao Colégio de Líderes da Assembleia um Abaixo-assinado com mais de 40 mil adesões em prol da criação de uma Comissão Permanente em Defesa da Criança e do Adolescente na Assembleia. O projeto é de iniciativa do deputado Donisete Braga, está em tramitação desde 2007, e conta com apoio de conselheiros tutelares e entidades que trabalham nesta área.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp