Da Tribuna


26/05/2011 18:16

Compartilhar:


Compensação ambiental



Luiz Marcolino (PT) contou que esteve em reunião sobre obras do trecho sul do Rodoanel para discutir a compensação ambiental. Segundo Marcolino, ficou decidido que a Dersa construiria quatro parques como forma de compensação (Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava), no entanto, "a única coisa feita pela Dersa foi o cercamento da área de Itapecerica da Serra, o que estão chamando de parque". O parlamentar pediu que a empresa cumpra o acordo e construa parques de qualidade. "Queremos parques de fato, parques que gerem emprego e possam ser bem aproveitados pelos usuários", concluiu. (DK)



Parque tecnológico



Orlando Bolçone (PSB) falou sobre parques tecnólogicos e citou especificamente o do município de São José do Rio Preto que, segundo ele, fez importantes contribuições às áreas de tecnologia da informação, biotecnologia e, em especial, da saúde. O deputado ainda citou várias empresas instaladas na cidade que têm desenvolvido produtos de alta tecnologia para o setor da saúde, como Ventura e Braile. "Este é um tema que vai marcar o desenvolvimento do Brasil neste século", afirmou. (DK)



Oficinas mecânicas



"Quero agradecer aos 93 deputados do Legislativo paulista que acolheram a propositura que apresentei", disse Olimpio Gomes (PDT) comemorando a aprovação do PL 322/2008, que institui normas básicas para o funcionamento de oficinas mecânicas e estabelecimentos assemelhados que funcionam no Estado. Gomes comentou que o descumprimento da norma prevê multa entre R$ 500 e R$ 10 mil. "É fundamental que esse projeto venha a inibir as oficinas "boca de porco", que não contam com profissionais de verdade", disse. (DK)



Medicamentos genéricos



Welson Gasparini (PSDB) queixou-se dos altos preços dos remédios e sugeriu que haja maior investimento nos medicamentos genéricos. Ele ainda comentou que 90% destes remédios, de fabricação brasileira, contêm uma substância importada da Índia. "Se não há mais patente, por que o Brasil não produz remédios genéricos?", questionou. Segundo pesquisa do Procon, o mesmo medicamento chegou a apresentar uma diferença de preço de 250%, entre uma farmácia e outra, disse Gasparini. "Não vi qualquer providência em relação a esse assalto à economia popular", alegou. (DK)



Represa de Guarapiranga



Enio Tatto (PT) comentou dois eventos que ocorrerão nos próximos dias: a cerimônia de inauguração do campus de extensão da USP em Santo Amaro, nesta sexta-feira, 27/5, às 11h, que contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddah; e a 6ª edição do Abraço à Guarapiranga, que acontece às 11h deste domingo, 29/5, em três pontos diferentes da Represa de Guarapiranga. "Esta é uma atividade para conscientizar a população da importância de preservar a represa", ressaltou. (DK)



Transporte



Alencar Santana (PT) informou que a Comissão de Transportes recebeu a diretora da Artesp, Karla Bertocco, quando foram discutidas questões de transportes, dificuldade de mobilização e o trânsito enfrentado pela população. O deputado criticou o número de pedágios nas rodovias do Estado. " É inegável que as estradas são boas, mas elas sempre foram, mesmo antes deles (pedágios)". Santana sugeriu a implantação de um bilhete único na região metropolitana, já que o PLC 6/2005 foi aprovado para reorganização da região. "Essa integração é um direito de todos", declarou o parlamentar. (DV)



Santa Casa



"Quero tratar de um assunto triste para nossa saúde", disse Luiz Carlos Gondim (PPS). O deputado se referiu aos acontecimentos da Santa Casa de Suzano, em que 17 recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal faleceram, sendo quatro mortes na madrugada do dia 15/5. Gondim fez um apelo ao presidente da Comissão de Saúde, Marcos Martins, para que uma visita de deputados seja feita ao hospital, a fim de averiguar o motivo das mortes. "Peço que isso seja feito com urgência, pois é dever da comissão fiscalizar uma situação como essa". Pediu ainda a colaboração da Frente Parlamentar da Santa Casa. (DV)



Justiça



Ao criticar a justiça brasileira, Edson Ferrarini (PTB) mencionou a recente história do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, acusado de abuso sexual e tentativa de estupro por uma camereira de hotel, que foi preso imediatamente. Comparou este caso ao do jornalista Pimenta Neves, que executou sua namorada há 11 anos, foi julgado e condenado, e preso agora, há menos de um mês. "Isso passa uma sensação de impunidade", afirmou Ferrarini. Segundo o deputado, Neves utilizou diversos recursos para evitar sua prisão. "Ele conseguiu porque tem dinheiro. Se fosse uma pessoa de clase baixa estaria detida faz tempo". (DV)



Ministro Padilha em São Paulo



Alencar Santana (PT) comentando a presença do ministro Alexandre Padilha no Estado de São Paulo destacou o conjunto de ações importantes que o governo federal vem fazendo para a melhoria da saúde da população. Segundo Alencar, o governo federal investe neste setor, porém o governo estadual não ajuda os municípios. Afirmou também que, se for feito um comparativo das ações dos governos federal e estadual, será possível ver que o Estado pouco faz. (MZ)



Pier abandonado



Marco Aurélio (PT) recebeu solicitação da comunidade de Ubatuba, pedindo para que intervenha junto ao governo do Estado, no sentido de não deixar que a maior marina do litoral norte, com mais de dois mil barcos fique fechada. O píer do Saco da Ribeira, como é conhecido, não recebeu as obras que o Estado deveria fazer e foi fechado pela fiscalização. Detalhou todos os problemas e pediu solução ao governo. (MZ)



Respeito à fé das pessoas



Sebastião Santos (PRB) expôs toda a sua indignação contra o pronunciamento do deputado Giannazzi, que, em sua opinião, foi de grande desrespeito a sua fé. "Jamais aceito alguém contestar a minha fé e o deputado Giannazi não pode dizer que a bancada evangélica é das trevas. Respeito é o que queremos, não importa as religiões. Respeito a todas, pois cada um tem o direito de professar sua fé. Dentre a população brasileira, 35% é composta por evangélicos que não questionam a fé dos outros". (MZ)



Desapontamento



A deputada Regina Gonçalves (PV) registrou seu desapontamento com o Congresso Nacional pela aprovação do Código Florestal. Os prejuízos para o país, conforme salientou, já começaram com a morte de dois ambientalistas que defendiam nossas florestas, de acordo com a legislação. (MZ)



Utopia



Para Edson Ferrarini (PTB), achar que a polícia é quem pode resolver o problema da violência que acontece no Brasil é utopia. O deputado argumentou ainda que há outros problemas sociais, nas áreas de educação, saúde, habitação, emprego etc. que precisam ser solucionados a fim de que se diminuia a violência. Ferrarini comparou a ação da Justiça e da polícia brasileira, no caso do jornalista Pimenta Neves, que confessou ter matado a namorada, e cuja prisão para cumprir pena de 15 anos, levou 11 anos para ser efetivada, com a pronta detenção, nos EUA, do então presidente do FMI, Strauss-Kahn, acusado de tentativa de estupro de uma camareira imigrante, em hotel situado em Nova York. "Lá o crime não compensa", declarou o deputado. (BC)



Semana produtiva



Celso Giglio (PSDB) afirmou ter tido a Assembleia uma semana produtiva, com a aprovação da reorganização da Região Metropolitana de São Paulo, criando o Conselho de Desenvolvimento da RMSP, a autorização para a criação do fundo e de uma autarquia e a delimitação das sub-regiões. O texto aprovado aponta, segundo ele, que os municípios contribuirão para o fundo de acordo com sua arrecadação, e que este poderá ser alimentado também por empréstimos intenacionais e desonerar os municípios. Ele também defendeu a necessidade da reforma tributária para aumentar a participação dos municípios na arrecadação dos tributos. (BC)



Operação Saque



Ação da Polícia Militar denominada Operação Saque foi elogiada por Jooji Hato (PMDB). Segundo o parlamentar, a operação tem por objetivo coibir o crime conhecido como "saidinha de banco", cujas vítimas são principalmente pessoas de terceira idade. A operação está acontecendo em várias cidades da Grande São Paulo e no interior. O deputado tmabém se referiu à sua luta de dez anos na câmara paulistana para aprovar uma lei que proíbe garupas em motos durante a semana, mas que foi vetada. A ideia de sua iniciativa, esclareceu Hato, era de coibir justamente a "saidinha de banco". (BC)

alesp