Sapienza solicita ao secretário do Meio Ambiente solução para a crise do barro


06/11/2000 16:45

Compartilhar:


O líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Assembléia Legislativa, deputado Vitor Sapienza, solicitou ao secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, solução urgente para a crise que enfrentam as indústrias de cerâmica de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê - fabricantes de tijolos e telhas -, um dos principais pólos do setor no Estado de São Paulo.

As empresas, segundo Sapienza, que empregam 2.500 trabalhadores, poderão ter sua produção interrompida nos próximos dias pela falta de matéria-prima, que é retirada do rio Tietê. "A crise do barro, como é chamada na região, iniciou-se com a proibição da extração da argila - matéria-prima para a produção da cerâmica - pela Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê (CGEET), que acionou o Ministério Público e a Secretaria do Meio Ambiente, alegando que a retirada em alta escala do barro está colocando em risco a área de preservação de mananciais da região.

Para a Associação de Ceramistas de Barra Bonita, a extração em nada agride o meio ambiente, pois a argila é retirada do leito do rio e não das margens. O deputado Vitor Sapienza, que vem negociando com o secretário Ricardo Tripoli, acredita que a situação será resolvida em breve e tem certeza de que "para o governo não interessa mais desemprego".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vitor Sapienza - 3886-6737/6763)

alesp